Vídeo em destaque

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Debate sobre AI-5 digital reune estudantes da PUCRS




A faculdade de comunicação da Pucrs, a Famecos, recebeu nesta segunda (10/10/11) o Debate sobre o AI-5 Digital, que trouxe à mesa a Deputada Manuela D’Ávila, o coordenador do Gabinete Digital do RS Fabrício Solagna e o professor especialista em Jornalismo Digital Marcelo Träsel. A atividade teve grande participação dos alunos da universidade, que lotaram o auditório.


Fabrício Solagna fez uma exposição explicando os problemas deste projeto, e apresentou também um vídeo sobre o #globalchange, movimento de luta organizado pela internet em muitos países. Explicou aos estudantes a dimensão do projeto do Sen. Azeredo, que se colocado em prática multaria e aplicaria sanções a pelo menos 900 mil pessoas no Brasil. Fabrício terminou sua fala com a seguinte frase: “Se o século XX foi marcado pela consolidação dos direitos do cidadão em sociedade o século XXI será o da consolidação da cidadania Digital”.


A Deputada Manuela, começou sua fala mostrando números do crescimento da informação digital no país. Defendeu que a informação deve ser democratizada a cada dia, levando a todos os brasileiros o acesso pleno. Falou da importância das redes sociais desde notícias até o movimento estudantil. Manuela deixou bem claro que o mundo virtual é o braço do crime e não o crime. Crimes como a pedofilia e o roubo já existiam, só que agora há novos meios de propagação, como a internet. Disse também que seguidamente conversa com a polícia sobre isso, e o que dizem a ela é que as polícias brasileiras não estão preparadas para esse tipo de ataque, e que não há um grande projeto de proteção às redes de internet brasileira. Afirmou ser contra a Lei do AI-5, pois limita, censura e inibe o único meio de liberdade de expressão usado por muitas pessoas.


O professor Marcelo Träsel deu sua opinião sobre o assunto, deixou claro ser contra o projeto e explicou como fala do mesmo para os alunos. Disse à frase que foi muito comentada no debate: tudo o que não é cooptado é perseguido. Fazendo alusão às empresas que vendem internet e são contra a democratização da mesma, como as lan houses e as internets Wi-Fi compartilhadas.


O debate prosseguiu abrindo perguntas e intervenções dos alunos, sendo todos devidamente respondidos. Manuela D’Ávila enfatizou sua trajetória iniciada no movimento estudantil na universidade baseado na seriedade e compromisso com os estudantes.


A atividade fez parte do processo de Conferências de Juventude e foi organizado pela UEE Livre e UNE.





De Porto Alegre, por Isadora Dias Vargas, estudante de direito PUCRS – bolsista do ProUni, diretora da UEE Livre RS e Túlio Casali, estudante de Ciências Sociais PUCRS, membro da direção municipal da UJS.

Um comentário:

  1. O debate foi realmente ótimo, tivemos a participação de muitos estudantes. E, apesar da intervenção mal educada de alguns o debate foi um sucesso.

    ResponderExcluir