Vídeo em destaque

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Concursos públicos na UFRGS e governo Dilma

Texto originalmente publicado em http://igordefato.blogspot.com/
A crítica certa ao governo Dilma

329 novos servidores tomam posse hoje na UFRGS. São 1031 desde 2008

Governo Lula: 82 mil novos servidores, quase 50 mil só na área da educação

Estampada na página da UFRGS de hoje (27/04) a grata notícia: "Desde 2008 até 2011, a UFRGS recebeu 485 docentes e 546 técnico-administrativos, totalizando 1031 novos servidores. É a maior renovação nos quadros da UFRGS na história da Instituição". Quem tem boa memória, lembra por que esse número é importante. Quantos viveram os duros anos neoliberais do governo Fernando Henrique Cardos? Quantos lutaram pela realização de concursos públicos? Pelo crescimento da Universidade? É por isso que com alegria damos boas vindas aos novos colegas técnicos e docentes, pois eles são muito necessários para a Universidade e para o Brasil.

O governo Lula contratou 82 mil novos servidores ao todo, ampliando de 70 para 200 bilhões o gasto com pessoal, reestruturando carreiras de boa parte do funcionalismo. Segundo dados do Ministério do Planejamento, em números absolutos, a maioria das contratações foi feita na área de educação: 49.286. Isso decorre da criação de universidades públicas e escolas técnicas, uma marca da administração Lula.

É insuficiente? Sem dúvida. Mas o reconhecimento é necessário: Lula superou todos os seus antecessores.

A crítica certa ao governo Dilma: menos juros, mais investimento em serviço público

Digo isso para colocarmos o debate onde devidamente ele deve se posicionar. Tem gente na FASUBRA que diz que o governo Lula e agora o governo Dilma é tão neoliberal quanto Fernando Henrique Cardoso. Isso é delírio. Não se trata de ser governista, no sentido de defender o governo acriticamente. Mas de entender que estamos lidando com um governo qualitativamente diferente do que o antecedeu.

É evidente que os últimos sinais de Dilma são preocupantes. Mas é preciso fazer a crítica certa ao governo Dilma. Não criticamos porque é igual ao FHC. Criticamos porque tem cortado orçamento, paralisado concursos, mantido a política financeira conservadora. É uma tarefa do movimento sindical pressionar para que o governo não pise no freio no que diz respeito a investimento em saúde, educação, moradia, infraestrutura e para que tenha coragem de peitar o interesse do capital financeiro. É preciso pressionar o governo Dilma para que priorize investimentos para a maioria da população em detrimento de megabanqueiros e especuladores, para os quais estão sendo destinados só este ano a vultuosa soma de R$230 bilhões para o pagamento de indecentes juros da dívida pública. Para se ter ideia, o Programa Bolsa Família, que tirou 30 milhões de pessoas da linha da pobreza, custa aos cofres públicos só R$ 15,5 bilhões. Daria para fazer 15 Bolsas-família com o que se gasta com banqueiros! A menagem a DIlma é: menos juros, mais investimento com serviço público!

Não é uma mensagem corporativista. É a compreensão de que a população precisa de hospitais, escolas, universidades, postos de polícia, etc. E todos esses serviços precisam ser garantidos pelo Estado, através de trabalhadores do serviço público valorizados e comprometidos com um projeto de desenvolvimento para o país.

E aí que se insere com justiça a luta do funcionalismo público. Tendo em vista o projeto de Brasil que queremos, com justiça social, onde todos tenham acesso a educação e saúde de qualidade, um Brasil de pleno emprego e qualidade de vida para a população, sem fome, sem miséria. É preciso superar a visão corporativista e míope que muitos grupos defendem na FASUBRA em direção a uma luta que unifique a classe trabalhadora na construção de um Brasil para todos.

Igor Corrêa Pereira
CSC/CTB AssufrgS

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana e vitória do movimento estudantil



União dos Estudantes de Novo Hamburgo - UENH participa de Audiência Pública sobre mobilidade urbana e garante conquistas históricas para os estudantes hamburguenses, como a participação da entidade no Conselho Municipal de Transportes, linhas integradas com as escolas e universidade e ainda, o comprometimento do prefeito em realizar estudos sobre o Passe-Livre estudantil, bandeiras defendidas na Jornada de Lutas realizada em março deste ano.


Por iniciativa da bancada do PT, a audiência pública realizada no dia 26/04 no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Novo Hamburgo, reuniu dezenas de lideranças comunitárias e estudantis, além de vereadores, secretários municipais, técnicos em mobilidade urbana e o prefeito Tarcísio Zimmermann (PT).


Zimermann apresentou o projeto de reestruturação do transporte público. "Tem descumprimento de horário, muito ônibus na área central, grande deficiência de oferta em algumas regiões, e a bilhetagem eletrônica é ineficiente", disse. Segundo ele, o projeto prevê melhorias, como o deslocamento em mais de um ônibus utilizando a mesma passagem e a implementação de um corredor para o trasporte coletivo e nova licitação, o que poderia significar ônibus maiores, com ar condicionado e mais horários. No projeto consta ainda a criação de uma ciclovia entre o bairro Santo Afonso e Centro.


O 1º Secretário da UENH, Rafael Beck afirmou que a "União dos Estudantes de Novo Hamburgo tem uma grande preocupação no que se refere ao transporte público da cidade" e segundo ele, os horário são escassos e não condizem com o horário de entrada e saída das escolas, prejudicando os alunos, e também o valor das tarifas seria muito alto, acarretando no abandono dos bancos escolares. Mas o principal problema seria a falta de poder de intervenção. "Nós [estudantes] somamos grande parte dos usuários e não temos poder de interferência no que diz respeito ao valor das tarifas, initerário, horários e questões ligadas ao assunto, por isso, a UENH realizou no mês de março sua Jornada de Lutas que reuniu milhares de estudantes da rede pública de ensino exigindo a participação da entidade no Conselho Municipal de Transportes além do Passe-Livre para estudantes bolsistas e carentes", afirmou.


O prefeito reconheceu o erro comprometendo-se com a imediata participação da UENH no Conselho de Transportes, solicitou que a entidade procurasse a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para tratar sobre os horários dos ônibus e ainda que precisaria fazer mais estudos sobre a isenção nas passagens.


Rafael Beck rebateu, afirmando que o passe-livre para estudantes bolsistas é compromisso assumido pelo prefeito no II Encontro Estadual de Estudantes Bolsistas do ProUni, realizado em 2010 e o prefeito reafirmou seu compromisso com o estudo dessa possibilidade.



De Novo Hamburgo, Tiago Morbach - Diretor de Comunicação da UJS/RS

terça-feira, 26 de abril de 2011

Manuela debate juventude e desenvolvimento


Dando continuidade aos debates realizados em escolas de Porto Alegre sobre o tema “Juventude e desenvolvimento”, o mandato da Deputada Manuela realizará um Grande Seminário na Assembléia legislativa do RS que acontecerá dia 29 de abril, sexta-feira, das 9:00 às 12:00. A Deputa vai receber o Professor Dr. Pedro Dutra Fonseca ( doutor em Economia pela Unifesp, professor titular do departamento de economia da UFRGS e pesquisador do CNQP) e o Historiador e especialista em Políticas Públicas de Juventude Danilo Moreira (ex- presidente do Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE).

O seminário tem como centro aprofundar o tema de Juventude e Desenvolvimento, que vem sendo debatido em escolas e incentivar a participação da juventude na construção de Políticas Públicas. Manuela sempre ressalta que existem mais de 54 milhões de jovens em nosso país e é preciso que essa importante parcela da sociedade seja reconhecida como protagonista da história e que tem um papel importante a desempenhar no desenvolvimento do Brasil.

Por Anderson Mendes do Nascimento, Diretor de Comunicação UJS Porto Alegre

sexta-feira, 22 de abril de 2011

52º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) acontece de 13 a 17 de julho: O maior evento estudantil do Brasil

**Retirado do sítio http://amorerevolucao.webnode.com/

Entre os dias 13 e 17 de julho, em Goiânia, o Brasil viverá o 52º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), momento em que estudantes de todos os lugares do país se encontrarão para debater as grandes questões que envolvem a educação e o Brasil e elegerão, além da nova diretoria da UNE, as principais bandeiras de luta dos estudantes universitários.

(José Guerra e Maria Paixão - Claudio Lins e Graziella Schmitt em "Amor e Revolução)

Foto: Lourival Ribeiro (SBT)

UNE nasceu em 1937 e completará, em 2011, 74 anos de história. É uma entidade com a cara do Brasil, composta por uma gama de opiniões e forças políticas, mais diversificada do ponto de vista de organizações que nela participam do que o próprio Congresso Nacional. Sua marca permeia algumas das principais conquistas do povo brasileiro, como a destacada participação na luta O Petróleo É Nosso, no movimento das Diretas Já, dos caras-pintadas pelo impeachment de Collor e no combate à Ditadura Militar. A novela “Amor e Revolução”, do SBT, faz uma justa homenagem à história e protagonismo da UNE.


Sob o governo de FHC, a entidade manteve sua coerência combatendo a privatização, a interferência do capital externo e as políticas sociais e educacionais que excluíram a grande parte da população brasileira e que aprofundaram as desigualdades do país. Nesse período, a União Nacional dos Estudantes se destacou organizando greves nas universidades e mobilizando de milhares de estudantes por todo o Brasil contra o sucateamento da universidade pública.


A força democrática da UNE deu o tom no plebiscito nacional que realizou, em 2002, entre os estudantes brasileiros, que decidiram pelo apoio da entidade à candidatura de Lula e do projeto representado por si. Com a vitória do candidato apoiado pelos estudantes, a UNE conservou sua independência debatendo e mobilizando a sociedade brasileira para sua proposta de Reforma Universitária e defendendo o fim de sistemas obtusos herdados por FHC, como o Provão.


No último mês de março, a entidade promoveu intensas Jornadas de Lutas por todo o Brasil na defesa de um financiamento de qualidade para a educação. É imperativo, para a UNE, alcançar os 10% do PIB para a educação e a incorporação da proposta de 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal no PNE (Plano Nacional de Educação), instrumento que norteará a educação pelos próximos 10 anos.


Esse resumo sobre a história da União Nacional dos Estudantes serve como uma pequena demonstração sobre o significado do seu Congresso Nacional. Nos próximos meses, milhares de estudantes serão eleitos por outros milhões de estudantes em processos eleitorais significativamente plurais e participativos. Estudantes que se organizam em movimentos culturais, centros acadêmicos, que curtem balada, que participam de movimento anti-racismo, de mulheres,contra a homofobia, enfim, na UNE se encontram todas as tribos e convicções.

(Atentando ao prédio da UNE no Rio de Janeiro, que foi retratado em "Amor e Revolução")


O Congresso da União Nacional dos Estudantes é também, indubitavelmente, o momento em que uma parte significativa de estudantes brasileiros passarão a construir em suas vidas uma nova história. Seja pelo entusiasmo em organizar o seu Centro Acadêmico, de participar do movimento cultural desenvolvido pela UNE ou mesmo por protagonizar mobilizações como a que recentemente a UNE realizou contra a visita do Obama, a verdade é que ninguém sai do Congresso da UNE como chegou, mas com uma visão muito mais qualificada sobre o mundo.


O maior movimento de estudantes para o maior evento de estudantes


Nós, do movimento Transformar o Sonho em Realidade, apostamos na força e no potencial mobilizador dos estudantes brasileiros para enfrentarmos a intensa luta de opiniões que está sendo travada no Brasil ao longo deste ano, polarizando interesses contraditórios em que de um lado estão os que saíram derrotados nas urnas em 2010 e que tentam impor sua agenda de corte de investimentos e ajustes fiscais e, do outro lado, estamos nós, que ao lado dos movimentos sociais vencemos o discurso hipócrita e antinacional da candidatura tucana e ajudamos a eleger Dilma para aprofundar as transformações iniciadas por Lula.


Com o lançamento do processo de mobilização do Congresso da UNE, é chegada a hora de transformar o processo congressual em uma aula de democracia, debatendo com os estudantes os problemas do ensino superior brasileiro e transformando esse momento em lutas e bandeiras concretas para transformarmos essa realidade.


A nossa responsabilidade, embora em outras condições históricas, não é diferente da geração de “Amor e Revolução”, que contagiou o país para enfrentar a tirania de uma ditadura. Nós podemos ser a geração que acreditou e ousou no desafio de fazer do Brasil um país com mais democracia, soberania e justiça social, com oportunidades para todo o povo. Este é o nosso sonho.



Por Ramos Alves, publicado originalmente em vermelho.org

quinta-feira, 21 de abril de 2011

UENH lança curso de formação e realiza aula inaugural

Com o objetivo de contribuir para a formação política de lideranças estudantis, a União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH) realiza aula inaugural de seu curso de formação que homenageia o nome de seu ex-presidente Fábio Wasem.
A aula inaugural contou com a presença de dezenas de estudantes, além da vice-presidente da UNE Eriane Pacheco, da diretora da UBES Ana Carolini, da diretora da União Estadual dos Estudantes Livre Ana Lúcia Velho, da presidente da União das Associações Comunitárias Neiva Fucolo, do presidente municipal da UJS e coordenador de políticas públicas para a juventude Roger Correa e da Coordenadora de Políticas Públicas para as mulheres Fátima Fraga.
A primeira professora foi a doutora em história Deusa Maria que falou sobre os anos de regime militar no Brasil, dando ênfase à guerrilha do Araguaia, falando ainda sobre a história da UENH.
"Diferentemente de outras entidades do movimento estudantil, a UENH conseguiu permanecer organizada durante os anos de ditadura, isso deveu-se ao forte caráter municipal que a entidade possuia", afirmou. "Momentos como esse são muito importantes e parabenizo a iniciativa do movimento estudantil"
Segundo a presidente da UENH Laura Schimittz, as aulas serão mensais e já contam com trinta estudantes matriculados.

De Novo Hamburgo, Tiago Morbach, Diretor de Comunicação da UJS/RS

terça-feira, 19 de abril de 2011

UJS de NH elege novo presidente

Realizada sábado (16/04), na sede da União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH), a plenária municipal da UJS reuniu dezenas de jovens, entre eles representantes de Grêmios Estudantis e Diretórios Acadêmicos, além da diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) Ana Carolini, da vice-presidente sul da União Nacional dos Estudantes (UNE) Eriane Pacheco e de diversos conselheiros de juventude do município.
A plenária definiu estratégias para as eleições de delegados nas universidades de Novo Hamburgo ao Congresso da UNE, que será a prioridade do semestre. Ainda elegeu Roger Correa o novo presidente da entidade.



Roger Correa é filiado na UJS desde o final dos anos 90 e foi linha de frente na fundação da Nação Hip Hop Brasil no Rio Grande do Sul. Fez parte da direção estadual da UJS coordenando o movimento comunitário e em 2008 foi eleito conselheiro tutelar, sendo o 5° mais votado da cidade. Desde 2009 é Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude de Novo Hamburgo e presidente do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Juventude.




De Novo Hamburgo, Tiago Morbach - Diretor de Comunicação da UJS/RS

Manuela realiza mais uma edição do "Bate Papo nas Escolas"



Na ultima sexta feira, 15 de abril, mais duas escolas da zona sul de Porto Alegre, Costa e Silva e Alberto Torres receberam a deputada Manuela d’àvila dando continuidade ao bate papo sobre Juventude e desenvolvimento que a deputada e a UJS estão organizando nas escolas.

Para Manuela, os debates são essenciais no fortalecimento da participação da juventude em assuntos cruciais para o desenvolvimento do Brasil.
Manuela também lembra que muitas das conquistas que vivenciamos hoje, são frutos da juventude, destacando como uma das principais conquistas o ProUni que há seis anos torna o acesso à universidade mais acessível para jovens que não viam perspectiva de acesso ao ensino superior, e hoje se torna um dos principais programas de inclusão de jovens nas instituições.
Nas duas escolas os alunos fizeram perguntas para Manuela sobre políticas públicas de juventude e de sua trajetória no movimento estudantil e no parlamento.



Lembrando que os bate papos acontecem todas as sextas-feiras nas escolas.

Acompanhe, a sua escola pode ser a próxima.

Mande sua pergunta para ujs.poars@gmail.com


Anderson Mendes do Nascimento – Diretor de Comunicação da UJS Porto Alegre

terça-feira, 12 de abril de 2011

Problemas nas eleições para Conselho Tutelar de Porto Alegre

No último domingo, dia 10 de abril, realizou-se em Porto Alegre eleição para Conselho Tutelar. Provavelmente você não ouviu falar, ou se ouviu, talvez não saiba da importância, não saiba o que faz um conselheiro tutelar e somente ficou sabendo no dia da eleição ou poucos dias antes. Possivelmente nunca votou. E não seria surpreendente se você não conhecesse nenhum conselheiro, mesmo que seja diretor de uma escola, e lide diretamente com crianças e adolescentes. Não se preocupe! Essa falta de informação não é culpa sua!

Nesse ano tivemos uma candidata jovem, a Bruninha da UJS que com apenas 23 anos teve a coragem de se candidatar, arcando com todas as consequências de uma campanha com tantas dificuldades e falta de divulgação.

A Bruninha desde os 16 anos luta pelos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade, realizando trabalhos de multiplicação de cidadania na rede de escolas e comunidades da Zona Sul de Porto Alegre. Foi presidente da UJS (União da Juventude Socialista), na gestão de 2008 a 2010 e presidiu o Grêmio Estudantil da Escola Emílio Meyer.

Apesar da pouca idade, Bruninha tem muita experiência, foi mãe aos 17 anos, percebendo o pouco apoio para jovens que querem continuar estudando, trabalhando e não tem com quem deixar seus filhos, por exemplo. No Movimento Estudantil e enquanto assessora parlamentar, viu de perto as necessidades de diversas escolas desamparadas pelos Conselhos Tutelares de suas regiões, chocando-se quando uma diretora aformou: “Precisei do Conselho, liguei algumas vezes e nada, fui 5 vezes e não encontrei ninguém, fiz plantão de um dia inteiro lá e mesmo assim quiseram me enrolar”. Foram informações dessas que levaram Bruninha a candidatar-se para mudar a cara do Conselho Tutelar!

As falhas nas eleições...

Um dos piores defeitos das eleições para o Conselho Tutelar sempre foi a divulgação, como dito acima, grande parte da população não fica sabendo que ela existe e, se sabe, não tem ideia do quanto é importante.

Não é realizado nenhum trabalho de divulgação e muito conscientização. Não é utilizado nenhum meio de comunicação (jornal, rádio, televisão,...).

Para piorar, em meio ao processo eleitoral as regras começaram a mudar! Anteriormente, todos porto-alegrenses poderiam votar em candidatos de qualquer microrregião, porém, durante a disputa, a regra foi alterada e o cidadão pode votar apenas em candidatos da microrregião em que reside. Não consideramos isso de todo errado, mas que fosse uma regra modificada antes do inicio de campanha.

No inicio do processo eleitoral, a eleição seria no dia 27 de março, mas no decorrer da campanha a data da eleição também foi mudada e as únicas propagandas existentes (atrás de ônibus), continuavam com a data errada quase até o dia 10 de abril.

Os prejudicados com tudo isso são as crianças e adolescentes de nossa cidade!

A dúvida que fica é a seguinte...

A quem interessa tanta desorganização e falta de informação??????

Esperamos que na próxima eleição, a Prefeitura de Porto Alegre, valorize nossas crianças e adolescentes, ou melhor, esperamos que a próxima pessoa à frente da Prefeitura de Porto Alegre valorize nossas crianças e adolescentes!!!

Bruninha, PARABÉNS pela luta!!!

Por Tayara Maronesi, diretora de organização da UJS de Porto Alegre

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Estudantes realizam manifestação contra possível aumento das passagens em Passo Fundo

Estudantes realizaram hoje pela manhã um protesto contra um possivel aumento na tarifa de transporte coletivo de Passo Fundo. A mobilização teve início no Colégio Fagundes dos Reis e avançou pela Avenida Brasil até a Prefeitura Municipal. A iniciativa foi liderada pelo pela UJS, União da Juventude Socialista e de Grêmios Estudantis.

No dia 14 de abril, às 19 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores será realizada uma Audiência Pública sobre o assunto. A Audiência também irá discutir ações além do reajuste, para que a comunidade possa dar sua opinião.

Fonte: O Nacional | Foto: Marcos Tiago

Bate-papo nas escolas: deputada Manuela debate Juventude e Desenvolvimento

Na manhã de sexta-feira, 1º de abril, a deputada Manuela d’Ávila participou do primeiro Bate-papo nas Escolas de 2011. O encontro aconteceu na escola Odila Gay da Fonseca, na zona sul de Porto Alegre. Manuela falou sobre o tema "Juventude e Desenvolvimento".


“O Brasil tem um potencial incrível de crescimento e isso passa pela nossa juventude. Infelizmente não conseguimos, ainda, aproveitar todo esse potencial”, afirmou. Manuela lembrou que 47% dos jovens brasileiros não estão nas escolas e não estão, portanto, inseridos no cenário de desenvolvimento que o país precisa. Ressaltou ainda, que deve haver mais investimentos na educação, já que, sem isso, o futuro de nosso país fica comprometido. A deputada também lembrou das importantes conquistas de nossa juventude, como o ProUni, a reserva de vagas, a nova lei dos estágios, afirmando que essas conquistas significam mudanças de perspectivas, pois não existe um Brasil desenvolvido se juventude não está estudando. Manuela falou cerca de 45 minutos e os estudantes puderam fazer perguntas e surgiram várias dúvidas sobre o tema. Ao final do debate, o Grêmio estudantil da escola em conjunto com os estudantes e professores entregaram um abaixo-assinado para que as quadras da escola sejam cobertas. De Porto Alegre, Anderson Mendes do Nascimento - Diretor de Comunicação da UJS/POA

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Coletiva do governador com blogueiros tem 35 inscritos, inclusive a UJS

Até as 15h desta sexta-feira (1º), 35 blogs se inscreveram para participar da entrevista coletiva com o governador Tarso Genro. Será uma nova oportunidade para reforçar a relação com o Chefe do Executivo com as mídias sociais. Trata-se da primeira entrevista de Tarso Genro como governador com os representantes de blogs - ele foi entrevistado por blogueiros em 2010, logo após as eleições. A coletiva será no dia 5 de abril, terça-feira, às 10h30min, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. As inscrições estão encerradas e a modalidade para o encaminhamento de perguntas será por meio de sorteio entre os participantes.

Lista de blogs inscritos

A Copa passa por aqui...
Abraço RS
Acessibilidade Viamão
Aldeia Gaulesa
Blog de Os Verdes de Tapes
Blog do Júlio Garcia / O Boqueirão
Brasil Outros 500
Buracos da Baltazar
Claudemir Pereira - Acesse e fique sabendo antes
Cloaca News
Coletivo Catarse
Comitê Latino Americano
Cultura Crossdresser
Daiana Silva Jornalista
Diário Gauche
Esparta - Ação Tática & Estratégia
Hidrovias Interiores - RS
Jornalismo B
Luiz Muller's Blog
Madiscop
Mesa de Luz
Milton Ribeiro
Na Práxis
Palavras Rebeldes
Palco Jurídico
Política do Rio Grande do Sul
Prof. Bruno Ramos
PT RS
Retorno Imperfeito
RS Urgente
Sankofa
Somos Andando
Tatianeps
Tiago Morbach
UJS Gaúcha

Novas filiações em Porto Alegre


A campanha para o Conselho Tutelar está a mil, as eleições acontecem no dia 10/04 e a UJS marca presença neste importante espaço para a juventude! Confira as propostas de nossa candidata e veja as nossas novas filiações:




sábado, 2 de abril de 2011

Juventude da CTB em luta

Juventude da CTB/RS apresenta reivindicações a Assembléia Legislativa e Governo do RS

Esta quinta-feira (31) foi de intensas atividades para o Coletivo Jovem da CTB/RS. De manhã, o coletivo definiu as atividades para o próximo período, e redigiu o manifesto "Educação, trabalho e cultura são direitos da juventude", que seria apresentado aos deputados na Assembléia Legislativa do RS e ao coordenador de juventude do governo Tarso, Maurício Piccin, na parte da tarde. Na agenda do coletivo, foram definidos a realização de curso, encontro estadual e participação na conferência nacional de juventude. Ainda na parte da manhã, os jovens conversaram com o presidente da CTB, Guiomar Vidor, que saudou a iniciativa da participação da juventude no movimento sindical.


Educação, trabalho e cultura são direitos da juventude

Para o presidente do Sindicato dos Comerciários de Taquari, Vitor Espinoza, o principal objetivo da visita aos parlamentares e reunião com o governo do estado é tranasformar o Conselho Estadual de Juventude em Lei. "O Conselho de Juventude é um espaço privilegiado de interlocução da sociedade com o governo. A juventude tem muito para contribuir na elaboração de políticas públicas. Essa é a função do Conselho, garantir essa interlocução. Mas esse instrumento precisa virar lei, para que não dependa de governos", ressalta o sindicalista, que lembra que o ano de 2011 é ano de Conferência Nacional de Juventude.

O coordenador do Sindicato dos Técnicos da UFRGS, Igor Corrêa Pereira, complementa que a juventude trabalhadora tem muitas reivindicações. "Educação, trabalho e cultura são os maiores interesses da juventude. Garantir que a juventude concilie trabalho e estudo é um desafio, é preciso ampliar e modificar o PROJOVEM trabalhador, formular o PROUNI RS pensando o PROUNI escolas técnicas no campo e na cidade, fiscalizar o cumprimento da lei dos estágios, implementar de fato o vale-cultura. É preciso atenção especial ao jovem do campo, com ampliação da oferta de educação do campo, assistência técnica e crédito rural com critérios que valorizem principalmente o jovem agricultor familiar. As tarefas são muitas, temos que tirar o atraso dos tempos de estagnação do governo Yeda", afirma.

Na visita a Assembleia Legislativa, os jovens visitaram vários parlamentares e entregaram manifesto com suas reivindicações. Os deputados Raul Carion (PCdoB), Catarina Paladini e Heitor Schuch, ambos do PSB, se comprometeram em levar as questões da juventude para o debate na casa, e se comprometeram em agendar uma audiência pública na casa para discutir políticas públicas de juventude. "Nós protocolamos essa semana projeto de lei que cria o Conselho Estadual da Juventude, é importante a CTB estar se organizando para pressionar", avalia Catarina. Schuch é sindicalista e fundador da CTB e saudou a juventude estar se organizando no Sindicato. "É mais do que necessário a renovação de quadros no movimento sindical", avalia.

Na sequencia o grupo visitou o plenário da Assembleia e se reuniu com Maurício Piccin, da coordenação da Juventude do Governo do Estado. Neste encontro, o coordenador saudou a organização da juventude da CTB. "Precisamos do protagonismo dos movimentos de juventude para consolidar a pauta no Estado. É nosso desafio construir o Conselho e uma grande Conferência Estadual", afirma. "O PROUNI RS está no horizonte do governo Tarso, e a juventude da CTB já está convidada para o Seminário de Juventude que realizaremos nos dias 20 e 21 de abril", informou. "O objetivo deste seminário é sistematizar um primeiro acúmulo do governo rumo a construção de uma política estadual de juventude", explicou.

Curso de formação e encontro estadual já tem data definida

Os jovens trabalhadores da CTB definiram data para curso de formação e encontro estadual. O curso ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio, e deverá ter uma turma de aproximadamente 30 pessoas. O Encontro estadual da juventude da CTB ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto, em local a ser definido, com objetivo de reunir 200 participantes. O Coletivo também participará também do 1º de maio unificado com identidade própria, além de ajudar a construir a Conferência Nacional de Juventude.

Participaram do encontro Vitor Espinoza e Raul Cerveira, comerciários, Igor Corrêa Pereira, servidor público, Tiago de Souza do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, Liana dos Santos, agentes autônomos (Seaacom), Vinícius Homem, Sindilimp, Cristian Wagner, da Fetag, Cléber Soares, Luciano Carvalho e Leandro Weber, metalúrgicos de Caxias.



Texto de Igor Corrêa Pereira e Márcia Carvalho – Assessoria Fecosul

Porto Alegre

Ex-presidente da UJS é homenageado em sessão especial
































Volnei Campagnoni (PCdoB), Gilberto Koch (PT) e o suplente Vladi Lourenço (PP) participaram da homenagem. Raul Cassel (PMDB) e Carmen Ries (PT) enviaram cartas justificando sua ausência e destacando a admiração por Wasem. No início dos trabalhos, pouco depois das 19 horas, a regente do coral Amigos da Câmara, Líris Neumann, cantou o hino nacional.

Exemplo de política além de siglas
Hoff apontou que Wasem tinha posições políticas muito antagônicas às deles – mas que aprendeu muito com o jovem comunista. “Antes mesmo de pensar em ser vereador, eu vinha a esta Casa. E aqui vi, inúmeras vezes, o Fábio lutando pelos direitos das pessoas mais pobres. Ele me ensinou a fazer política de uma forma diferente, abandonando um pouco as teorias e filosofias e acompanhando de perto a realidade. E mais: ele me ensinou que o ser humano vale mais do que siglas diferentes.” O presidente também afirmou que o instituto era a homenagem mais bonita que ele poderia receber. “Foram sonhadores como ele que construíram a nossa cidade.”

Betinho disse que aprendeu a admirar Wasem quando era presidente do Sindicato dos Sapateiros. “Travamos muitas lutas juntos. Falar nele é falar de um cara guerreiro. Ele era um comunista autêntico, polêmico, e queria mudar a sociedade para melhor. O Fábio cumpriu um papel muito importante para o PCdoB na região: conseguiu unir grandes nomes. Ele era jovem mas sabia o que queria.”

Emocionado, Volnei destacou a importância de Wasem para o crescimento da agremiação comunista em Novo Hamburgo. O vereador frisou que ele acreditava em um ideal – e trabalhava muito para alcançá-lo. “Também vou falar como pessoa, como amigo do Fábio. Ele era insistente, e posso dizer que faço parte dessa história. Ele que me convenceu a vir para o PCdoB. Era um grande líder político, seu legado ficou.”

Família
Após a fala dos vereadores, os pais de Wasem – Delanói e Délcia – sua esposa, Deusa Maria de Souza, e seu filho, Nicolas, receberam uma placa de homenagem póstuma, sob forte aplauso dos presentes.

O presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, falou sobre sua gratidão à família de Wasem. “Vocês permitiram que ele se tornasse o grande homem que ele foi.” Ele também agradeceu a comunidade de Novo Hamburgo, por ter permitido que ele realizasse sua obra. “Que a gente prossiga buscando dias melhores para Novo Hamburgo e para o mundo todo.”

O Coral Amigos da Câmara, então, cantou Canção da América, de Milton Nascimento, e Semente do Amanhã, de Gonzaguinha.

Deusa usou a tribuna para contar a história de seu marido, lendo um texto que escreveu enquanto diversas fotos eram exibidas em um telão. “Era um homem simples, que viveu apenas 35 anos de uma intensa vida.” Deusa apontou que Wasem era inquieto, demorou para terminar os estudos e trabalhou bastante em diversos empregos. Entrou no Exército e, depois, descobriu-se na militância no PCdoB. Atuou também como representante comercial. “No começo, ele achava difícil ficar tempo longe de sua amada Novo Hamburgo.” Mas logo começou a aproveitar as viagens para aprender mais sobre o partido. “Sua morte não o fez desaparecer da nossa vida política.”

Lançado o Instituto Fábio Wasem
Rômulo Messias Kipper, representando o Instituto Fábio Wasem, criado oficialmente pouco antes da sessão especial, no Plenarinho da Casa, explicou como surgiu a entidade. “Acreditamos que os temas de mobilidade urbana são populares, que o povo tem que opinar, elaborar e mostrar que tipo de política pública precisa para ter mais dignidade em seu dia a dia. Queremos trazer ideias novas. Vai ser um instituto em movimento.”

Mais memória
Juliano Roso, vereador de Passo Fundo pelo PCdoB, falou sobre a alegria e as ideias avançadas de Wasem. Seu irmão, Sandro Éverton Wasem, falou um pouco sobre sua personalidade.

Para fechar a sessão, o Coral Amigos da Câmara interpretou o Hino Rio-Grandense.

Biografia
Fábio Juliano Wasem nasceu em Novo Hamburgo em 30 de julho de 1974 – e faleceu em um acidente de carro em Santa Catarina no dia 23 de março de 2010, aos 35 anos. Filiado ao PCdoB desde 1992, foi presidente municipal da sigla entre 2005 e 2010 e da sua direção estadual no atual mandato. Iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista, no Fora Collor, e depois presidiu a União dos Estudantes de Novo Hamburgo em 1994/1995, período em que a entidade conquistou sua sede, a Casa do Estudante, e iniciou a campanha pela extensão do Trensurb até Novo Hamburgo. Foi presidente local da União da Juventude Socialista e presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Borges de Medeiros no bairro Rondônia, e ainda membro da Escola Nacional de Formação Política do PCdoB.

A luta por transporte coletivo digno e a preço acessível para os trabalhadores e a juventude foi uma marca de sua vida. Mantinha relações estreitas com o movimento de juventude e comunitário, e acreditava que as novas tecnologias poderiam democratizar a comunicação entre as pessoas.
Wasem era representante comercial e viajava os três estados do sul do país. Por onde passava sempre acabava se envolvendo com atividades do Partido, mesmo longe de casa, como em Pato Branco, Blumenau, Florianópolis, Chapecó e Passo Fundo.

Rua no bairro Boa Saúde
Na sessão ordinária nesta mesma tarde, foi aprovado o Projeto de Lei nº 17/2011, de Volnei Campagnoni (PCdoB). A proposta dá o nome de Fábio Juliano Wasem à avenida I do Loteamento São Rafael, no bairro Boa Saúde, que tem início na avenida Carlos Armando Koch e se estende até a avenida II.

fonte: http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4640


Vídeo em Homenagem a Fábio Wasem