Vídeo em destaque

sábado, 30 de julho de 2011

Manuela d'Ávila: Minha vida naquela praça

Lona lotada de Jovens de todos os estados do Brasil. Alguns, vi crescer. Outros tantos participei do processo de filiação. Cabelos que mudaram, barbas que cresceram, papeizinhos com telefones de contato que viraram filiações, palestras em universidades... Mais distantes da lona, tal como pais orgulhosos dos filhos crescidos, militantes mais velhos. Os meus amigos e veteranos.
A minha vida.
Pediram para que eu falasse no lançamento da campanha de filiação da UJS. Aceitei na hora. Tudo normal.
Ato político.
Palco, luz, calor. Um pouco de dor de cabeça da intolerância a lactose desrespeitada com um enorme e típico gostoso biscoito de queijo goiano.
Dirigentes, ex-dirigentes, antigos e novos.
Tudo junto e misturado.
Nó na garganta.
Aquela praça.
Aqueles olhos brilhando cheios de expectativa. Aquela esperança toda concentrada em sorrisos e dores nas costas decorrentes das longas distâncias percorridas nos piores ônibus.
Aquela felicidade decorrente de um encontro que faz com que o jovem pare de sentir-se só. Pertencimento! Não sou o único que me preocupo com a sociedade? Não sou o único que gosta de política? Aquele encontro com muita gente que carrega - e quer carregar - os mesmos valores. Mesmo que eles sejam contrários aos vendidos nas propagandas da TV: solidariedade, lealdade, combatividade, brasilidade!
Aquela alegria de ser jovem e ter a certeza de que podemos mudar tudo, que nada é impossível, afinal estamos ali com milhares de diferentes sósias de nós mesmos.
Aquela garra que muda a história, que faz com que menos gente passe fome, mais gente estude, tenha casa, tenha remédios e saúde. tenha emprego e trabalho.
Aquela praça.
Aquele ano!
Aquele encontro com a menina que se revoltava com as injustiças. E que pouco sabia como agir, como potencializar sua revolta. Aquele encontro com os olhos de uma esperança aflita, desorganizada.
Aquele encontro com a menina que carregava a certeza da necessidade de mudar esse mundo e
que não sabia como mudar.
Aquela praça.
A UJS.
As respostas dadas ao longo dos últimos doze anos para a menina que também já foi um contato da universidade.
Aquela praça.
Aquele ato.
Ontem, estive presente no palco e na platéia.
Me vi em cada olho que brilhava com nossas palavras.
Sorri, cúmplice, com cada lágrima de emoção que brotava nos olhos que acabaram de decidir mudar suas vidas, melhorar suas vidas, ressignificar seus sonhos.
Me entreguei, mais uma vez, à luta pelo socialismo, por mais justiça.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Passo Fundo se prepara para Conferência de Juventude


É apresentada a Comissão Organizadora da 1º Conferência Municipal de Juventude

Em reunião com o prefeito Airton Dipp nesta quinta-feira, 28, o coordenador da Coordenadoria da Juventude de Passo Fundo, Álvaro Lotermann, apresentou a Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal de Juventude, que acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto. Para as atividades que serão realizadas durante a Semana da Juventude, de 29 de agosto a 04 de setembro, os jovens representantes da comunidade passo-fundense promoverão uma série de palestras e debates acerca do tema Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos.

Dipp entende que é preciso abrir espaço para a juventude, visando uma geração forte e consciente. Os critérios de nomeação da comissão organizadora estão no Regimento da Conferência Nacional de Juventude e preveem a representação mínima de 4 organizações da sociedade civil, 2 orgãos do Poder Executivo e 2 do Poder Legislativo. A comissão ficou composta por representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UPF, Junior Chamber International (JCI) de Passo Fundo, Pastoral da Juventude, União Passo Fundense de Estudantes (UPE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Jovem).

O Poder Legislativo ficou representado pelos vereadores Rui Lorenzato e Juliano Roso, e o poder executivo pelo próprio Coordenador da Juventude Álvaro Lottermann e pelo Secretário Giovani Corralo.

Nos dias 29 e 30 de agosto a Faculdade Anhanguera sediará a Conferência no turno da manhã, onde jovens de 15 à 29 anos podem participar.

Por Álvaro Lottermann, Coordenador Municipal de Juventude de Passo Fundo e membro da Direção Estadual da UJS.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Eriane Pacheco: O protagonismo da UNE no Rio Grande do Sul


Entre os dias 13 e 17 de julho, em Goiânia, jovens de todos os estados do Brasil participaram do maior evento da juventude brasileira – o Congresso da UNE. Neste maior congresso da história da entidade, encerra-se uma gestão e inicia-se outra. Mistura de
gerações e sentimentos. Termina-se uma caminhada e já se constrói outra ainda maior.

Entre os anos de 2009 e 2011, consolidamos a rede do movimento estudantil no Rio Grande do Sul e reorganizamos a UEE Livre RS - Dr. Juca, entidade indispensável para a luta dos estudantes gaúchos;
Participamos da assembleia dos movimentos sociais com Dilma Roussef;
Organizamos na UFRGS ato contra o machismo nas universidades, referindo-nos ao caso Geyse Arruda;
Mobilizamos centenas de estudantes em Assembleia Geral no IPA contra o fechamento do Campus Cruzeiro;
Participamos da Caravana da Anistia na UFPEL e da Conferência Estadual de Educação;
Organizamos a Caravana do Pré-Sal com debates nas principais Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, aproximando os estudantes de nossa principal bandeira;
Montamos a tenda da UNE com diversas atividades no Fórum Social Mundial;
Organizamos a Jornada de Lutas 2010, com o tema Pra Ser Muito Mais Brasil, O Pré-Sal é nosso!
Participamos do 58° CONEG que lançou o Projeto UNE Brasil;
Organizamos o II Encontro Estadual de Estudantes Bolsistas do ProUni, na Universidade Feevale, com mobilização nas principais Instituições;
Organizamos o Seminário Antirracista na Assufrgs.
Garantimos grande mobilização de estudantes gaúchos na 7ª Bienal da UNE - Brasil no estandarte, o samba é meu combate! e no 13° CONEB;
Mobilizamos a Jornada de Lutas 2011, com o tema Educação Tem que Ser 10 e passeatas em diversas cidades, como Porto Alegre, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Erechim, além de ocupação de diversas universidades;
Grande mobilização de DCE's no 59° CONEG da UNE;
Garantimos a lisura do processo de eleição de delegados na PUCRS;
Mobilização de centenas de estudantes gaúchos para o 52° Congresso da UNE;

Fazer parte da UNE é um grande aprendizado, uma experiência sensacional e uma grande honra! Construir a história da UNE deve ser uma atitude cotidiana.
Debatemos educação, cultura, esporte. Ocupamos ruas e universidades. Conquistamos na Câmara e no Senado 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação e o reconhecimento do Estado pela destruição da sede da UNE.

Saio da direção da União Nacional dos Estudantes com sentimento de tarefa cumprida e ansiosa pelo muito ainda a se fazer!
Esta última gestão no RS foi marcada por lutas e grandes conquist
as que devem ser ampliadas nestes próximos anos.

Viva a UNE do povo brasileiro, a nossa força e nossa voz!

Eriane Pacheco é estudante de Serviço Social da UFRGS e ex vice-presidente sul da UNE

quarta-feira, 27 de julho de 2011

II Encontro Estadual da Juventude da CTB/RS

II Encontro Estadual: A juventude trabalhadora conquistando direitos para desenvolver o Rio Grande do Sul



A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil está mobilizando no Rio Grande do Sul a segunda edição do Encontro Estadual de sua juventude, a realizar-se dia 13 de agosto no Sindicato dos Metalúrgicos na cidade de Caxias do Sul. O evento terá como tema "A juventude trabalhadora conquistando direitos para desenvolver o Rio Grande do Sul". O encontro integra-se no calendário de mobilizações da juventude gaucha e brasileira para a Conferência Nacional de Juventude, a realizar-se em setembro na sua etapa estadual e em dezembro na sua etapa nacional. A CTB espera reunir cerca de 150 jovens para o Encontro. A primeira edição, ocorrida em 2009, reuniu 40 jovens (clique aqui para ler o relato do Encontro de 2009).


Mobilizar a juventude Cetebista gaucha

A direção estadual da CTB orienta seus sindicatos a mobilizarem suas bases para o Encontro. Precisamos mostrar a força da CTB gaucha e seu protagonismo na organização da juventude. Metalúrgicos, agricultores familiares, comerciários, sapateiros, funcionários públicos, autônomos e demais trabalhadores devem enviar seus militantes e e pautas afim de construirmos um Encontro que sinalize a contribuição da CTB para a construção desse novo momento que se quer para o estado e para o país de desenvolvimento com valorização do trabalho e da juventude.

A importância das políticas para a juventude em um projeto de desenvolvimento nacional

O sociólogo e secretário nacional de juventude da CTB Paulo Vinícius em entrevista recente ao Portal da CTB (clique aqui para ler na íntegra) , ressaltou a importância do momento que o país vive para a formulação de políticas para a juventude. "Há um bônus demográfico, ou seja, uma situação favorável em que os jovens 15 a 34 anos somam 35% da população total, algo em torno de 67 milhões de pessoas. Nunca houve e, se cumprida a tendência da curva de crescimento da população, nem haverá tantos jovens quanto agora, em plena idade produtiva e em busca de um lugar na sociedade", explica.

Para ele, esse momento de bônus demográfico deve ser aproveitado por meio da integração produtiva dessa juventude. "Se a juventude é a maior vítima proporcional do desemprego, se ela não tem educação e uma qualificação profissional, se seu ingresso no mercado de trabalho é precário e sem direitos, se ela não pode se expressar e viver sua identidade, sexualidade, se ela não tem acesso à previdência, ao crédito e à terra, como o Brasil vencerá nesse novo momento econômico? Assim as políticas para a juventude são fundamentais para o Brasil dar um salto no rumo do desenvolvimento com valorização do trabalho", argumenta.

Programação do II Encontro Estadual da Juventude da CTB (13 de agosto, Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias)

09h - Mesa de abertura
Participantes: Deputados Federais Manuela D'Ávila e Assis Melo, Deputado Estadual Catarina Paladini, representante do governo Tarso Mauricio Piccin, presidente da UJS Ticiana Alvarez, representação da FETAG, Guiomar Vuidor da CTB/RS, e Paulo Vinicius da CTB Nacional.

10h - A juventude trabalhadora conquistando direitos para o desenvolvimento
Paulo Vinícius e representação da FETAG

12h - Almoço

13h30min - Balanço e organização da Juventude da CTB/RS
Igor Corrêa Pereira e Vitor Espinoza

14h30min - Os desafios da juventude rural no Rio Grande do Sul
FETAG

15h30min - A participação da CTB na Conferência Estadual de Juventude
Ticiana Alvarez (UJS) e Paulo Vinicius (CTB)

18h - Encerramento.



Do blog Igor de Fato

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Transformar o Sonho em Realidade lança Daniel Iliescu à presidência da UNE

Reunião da direção nacional da UJS definiu ajustes de mobilização e candidato da entidade ao CONUNE.

No dia 04 de julho ocorreu a última reunião da direção nacional da UJSantes do 52º Congresso da UNE. Com um clima de muito otimismo, foram apontados os últimos ajustes para que os Estados se organizem e concluam o processo de mobilização, levando grande bancada de delegados para Goiânia, cidade que sediará, entre os dias 13 a 17 de Julho, o CONUNE. Também ficou definido queDaniel Iliescu será o candidato no Congresso, representando toda a juventude socialista.
Disputar os rumos do governo de Dilma Rousseff - Participou da reunião o secretário nacional de juventude do PCdoB, Julio Vellozo, que fez uma avaliação da realidade internacional e nacional. Segundo Vellozo, diferente do que vem ocorrendo na Europa, o Brasil vive um momento positivo e deve ser aproveitado pelos movimentos sociais para que se concretizem bandeiras históricas, como os 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para educação e a revogação do veto ao projeto que destina 50% do fundo social do pré-sal ao mesmo setor. Para isso, são extremamente necessárias as mobilizações de rua, pressionando o governo e o empurrando à esquerda, para dar continuidade ao projeto nacional de desenvolvimento iniciado no governo Lula.

Vellozo fez uma análise sobre a tentativa de setores da mídia e da intelectualidade de compararem as mobilizações que ocorrem pelo mundo a uma “inércia da juventude brasileira”. “Em primeiro lugar, não se pode comparar realidades que são extremamente diferentes. As mobilizações que ocorrem pelo mundo afora são em defesa da democracia, no caso do mundo árabe, e, no caso da Europa, em defesa dos direitos trabalhistas. A juventude na Europa está se formando e não tem emprego, pelo contrário, os que têm emprego estão perdendo. No Brasil, nuca vivemos um período de tantas liberdades democráticas e com o desemprego na casa dos 6%, o que pode se considerar como uma situação de quase pleno emprego”, ratificou o dirigente. Ele ainda lembrou as atividades das entidades estudantis no começo do ano, passeatas por todo o país em defesa dos 10% do PIB para educação.

Reta final para o 52º Congresso da UNE - A direção nacional fez uma breve avaliação dos congressos de UEEs (União Estaduais de Estudantes) e deu orientações para garantir uma grande bancada de delegados ao congresso da UNE. Realizados os congressos estaduais, o saldo foi positivo, visto que em todos os Congressos a UJS – em conjunto com diversos aliados – saiu vitoriosa, elegendo todos os presidentes (a) das entidades estaduais, em SC, PR, SP, MG, RJ, BA, PE, PA, AM, entre outros.

A tarefa central de todos os Estados agora é trabalhar para garantir a menor quebra possível de delegados ao congresso da UNE. Isso implica um grande processo de amarração desses delegados, com plenárias para elevar o grau de politização dos estudantes, ligações para cada um desses estudantes, encaminhamentos do credenciamento e garantias de estrutura para o transporte desses delegados. “Não pode haver nenhum militante da UJS sem tarefa. Estamos a poucos dias do maior desafio da nossa organização. Fazer um grande congresso da UNE, politizado e unido em torno de um projeto nacional de desenvolvimento é uma tarefa da União da Juventude Socialista”, salientou Renatta Petta, diretora de movimento estudantil da UJS.

Daniel Iliescu é indicado candidato da UJS a presidência da UNE - Apresentado com muito entusiasmo pelo presidente da UJS, André Tokarski, Daniel Iliescu foi saudado e referendado por todos os participantes da reunião. Segundo Tokarski, Daniel representa o novo jeito da UJS fazer política, uma política que não abre mão de seus objetivos, mas que, ao mesmo tempo, constrói um grande leque de alianças com as forças progressistas da juventude.

Daniel Iliescu tem 26 anos de idade, é estudante de ciências sociais da UFRJ e tem uma trajetória de lutas no movimento estudantil. Iniciou sua militância na Associação Petropolitana de Estudantes Secundaristas. Em seguida, ao ingressar na universidade, participou do centro acadêmico do seu curso, foi do conselho universitário da UFRJ, presidiu a UEE-RJ e atualmente é diretor de relações internacionais da UNE.

Ao falar na reunião, Iliescu citou uma frase de Fidel Castro, “toda glória do mundo cabe num grão de areia”, afirmando que o que importa é projeto coletivo, que ninguém constrói nada sozinho. Ao finalizar sua fala, Iliescu disse se sentir muito honrado com a indicação de seu nome para candidato a presidência da UNE e finalizou recitando uma parte de um poema de Gonçalves Dias, “... a vida é luta renhida: Viver é lutar. A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar. Se eleito, este será o maior desafio da minha vida e me dedicarei junto com todos e todas a construir uma UNE ainda mais combativa e de massas".

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Deputada Manuela: Nós podemos construir esse projeto juntos

Confira, abaixo, na íntegra, a fala da deputada Manuela no lançamento da Conferência Municipal do PCdoB porto-alegrense, na segunda-feira.

Porto Alegre acumulou ao longo dos seus 239 anos de história um grande patrimônio político, econômico e cultural, que a projetou no cenário nacional e internacional. Nossa cidade foi palco de belas páginas da história do Brasil, como a revolução de 30, a cinquentenária legalidade, as jornadas de luta contra a ditadura e pelas Diretas Já, até a construção do Fórum Social Mundial, marco na luta por igualdade e justiça social. Essa cidade de vanguarda é obra de todos e sempre teve a coragem para renovar e para mudar.


Nós, do PCdoB, entendemos que Porto Alegre está diante de um momento decisivo: é necessário construir uma nova agenda de mudanças. Por um lado, é preciso recuperar a qualidade de serviços públicos e o protagonismo econômico, cultural e político no cenário nacional e internacional que a cidade teve até há pouco tempo. Com soluções inovadoras é possível enfrentar os problemas que a população vive cotidianamente.


Em 2008, dizíamos que o nosso maior capital é nossa gente. É na cidadania qualificada de Porto Alegre que está a sua grande riqueza, em consciência comunitária, em capacidade criativa e de trabalho. Por isso, é preciso cuidar bem de nossas crianças, mulheres, homens, idosos, de todos sem discriminação de nenhum tipo. Isso significa investir no futuro da cidade. E esses são os motivos que justificam uma agenda de mudanças, com todas a forças que não se conformam com a maneira como a administração atual abandona a cidade e sua população.


Tem uma máxima que diz: “Se você continuar fazendo o que sempre fez então você terá o que sempre teve”. Enfrentar e superar desafios – como a perda de qualidade nos serviços públicos – passa, necessariamente, por mudar os paradigmas da visão de futuro da cidade, superar o atual modelo de gestão conformista, limitado pela burocracia. Por isso, nós, do PCdoB, acreditamos que, para superar esses desafios, é preciso mudar a Prefeitura. Se juntos mudamos o Brasil e estamos mudando o Rio Grande, juntos também poderemos mudar Porto Alegre.


O Brasil vive, nos últimos anos, um extraordinário período de crescimento econômico e de inclusão social. O Rio Grande do Sul começa a se alinhar a esse processo. Porto Alegre precisa de sintonia com o que o governo Lula iniciou, tanto no desenvolvimento econômico como na inclusão social. Nossa presidenta Dilma e nosso governador Tarso iniciaram sua vida política aqui, na Prefeitura. Conhecem bem nossas potencialidades e desafios. Por isso, companheiros e companheiras, essa é mais uma razão para termos a responsabilidade de mantermos em 2012 a união que reconstruímos em 2010.


Somos partidos de oposição porque temos avaliação comum sobre os problemas. O sentido desse ato é dar passos na construção de soluções comuns, levando em consideração que juntos elegemos Tarso. Separados, perdemos em 2008.


Em nossa visão, existem alguns caminhos claros para uma agenda renovadora na cidade. Acreditamos que uma administração moderna deve ter na Tecnologia da Informação uma grande aliada na construção de uma gestão pública que enfrente os problemas. A informatização plena do sistema de saúde, por exemplo, pode agilizar a marcação de consultas, exames e outros procedimentos, pode, ainda, facilitar a consulta disponibilizando resultados on line do histórico do paciente. Pauta velha, não? Prova de que não houve mudança.


Já o simples acesso do cidadão à página da Prefeitura pode ser uma ferramenta para atender demandas que são pequenas na escala da Prefeitura, mas que têm grande na dimensão da vida das pessoas. São exemplos a troca de luz na sua rua, tapar buracos no asfalto, a limpeza das praças, a recuperação das paradas de ônibus. A gestão deve, portanto, ser instrumento de combate à corrupção, de unificação de procedimentos e para abrirmos as portas para investimentos. Mas deve, também, ser instrumento para aproximar a população da construção de serviços públicos melhores.


A Copa do Mundo é uma grande janela de oportunidades, que deve ser potencializado ao máximo. Nós fomos os primeiros, em 2008, a chamar a atenção para isso, e inclusive na época muitos adversários ironizavam por nós termos colocado esse tema em pauta. Por isso, eu me sinto muito à vontade pra debater esse tema.


As obras da Copa não tem dono. Elas são o resultado da colaboração entre Prefeitura, governo do estado, governo federal, iniciativa privada e a bancada gaúcha no Congresso. O que nós precisamos discutir não é quem é o dono das obras da Copa, mas quem tem o melhor projeto para aproveitar ao máximo esse evento. Se a Copa deixar para Porto Alegre só a duplicação da Beira Rio, da Avenida Tronco e a pista nova do aeroporto, terá sido muito mal aproveitada. O Prefeito não pode ser só um gerente de obras feitas com recursos federais, ele tem que ser um líder mobilizador da cidade para fazer com que esse evento, quando acabar, deixe uma cidade com mais desenvolvimento, mais segurança, mais mobilidade urbana, mais saúde. E é por isso que nos preocupa o atraso em um conjunto de obras ou a perda de recursos como os que viriam para o Território da Paz, na Vila Bom Jesus. A lentidão agora terá um preço caro, não porque Porto Alegre vá perder a Copa, isso não vai acontecer, mas sim porque pode perder os frutos que a Copa poderia deixar.


A Copa deve vender para o mundo uma Porto Alegre de eventos do Mercosul e não vejo na administração municipal o protagonismo pela construção do centro de eventos, pela qualificação profissional de nossos trabalhadores. A Copa deve mostrar nosso Rio e nossa diversa produção cultural. Deve ser marcada pela melhoria profunda em nossas condições de mobilidade urbana, quase colapsada pelas artérias viárias – a cada dia mais congestionadas – e pela ausência de um transporte público de qualidade. Não vai ser apenas com a duplicação da Beira Rio, da Tronco e a construção de duas passagens de nível que vão resolver isso. Nós precisamos investir em obras viárias estruturantes, e ao mesmo tempo implantar alternativas mais modernas e ambientalmente sustentáveis de transporte, como metrô, ciclovias, o BRT e o TLV. Esse é um item essencial de uma agenda renovadora para Porto Alegre, um projeto integrado de soluções para a mobilidade, a partir de uma visão estratégica e planejada da cidade.


Porto Alegre precisa de um novo impulso desenvolvimentista. Nas décadas de 1970 e 1980 a cidade se desindustrializou, transferindo parte de seu parque industrial para a Região Metropolitana, outras regiões do Estado e mesmo do país, e não teve uma estratégia nem para evitar esse processo, nem para diversificar a sua matriz econômica. Nós queremos fazer as duas coisas: reverter a desindustrialização com uma política de incentivos, mas principalmente diversificar. É necessário imprimir uma nova dinâmica a nosso desenvolvimento. Aproveitar nossa capacidade instalada de conhecimento, já que possuímos a segunda maior concentração de doutores do país, e construirmos um pólo de alta tecnologia que gere produtos e empregos com alto valor agregado, dar um sentido efetivo na vida das pessoas ao título de capital tecnológica do Mercosul.


Mas, sem dúvida, é no campo social que está a maior dívida que temos que resgatar com nossa cidade. Precisamos saldar o déficit de vagas na educação infantil, condição básica para a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. Nós precisamos de muito mais equipes, e de muito menos denuncias e suspeitas em torno do programa de saúde da família. Resolver os problemas crônicos como um sistema de saúde organizado, com ações preventivas na escala adequada e com atendimento ágil e eficiente para quem precisa de uma consulta, um exame ou uma cirurgia. Implementar aqui iniciativas que outras cidades, bem perto daqui, já tomaram para combater a violência. Por que, na área da segurança, a Prefeitura de Porto Alegre não fez em quase sete anos o que a Prefeitura de Canoas fez em dois anos? Nós precisamos mudar esse ritmo. Como disse a também candidata da oposição em 2008, ministra Maria do Rosário, Porto Alegre precisa acelerar.


Segundo o próprio Demhab, nós temos 300mil pessoas assentadas em áreas invadidas e vivendo em condições habitacionais precárias. Ora, não basta a Prefeitura ter clareza do diagnóstico do problema, ela precisa ter clareza nas ações para enfrentá-los. E isso também está faltando. Esta capacidade de soluções, que não está na Prefeitura hoje, existe nas melhores cabeças de técnicos e profissionais dessa cidade e em soluções inovadoras que outras cidades estão experimentando. É isso que nós queremos levar para a Prefeitura e esse é o sentido desse ciclo de debates que hoje estamos inaugurando.


A construção da Avenida Farrapos, da Assis Brasil, ou do Viaduto da Conceição, na gestão de Loureiro da Silva, foram apostas ousadas e inovadoras que mudaram para sempre o perfil da nossa cidade. Assim como o Orçamento Participativo, o Fórum Social Mundial, a opção pela urbanização das vilas mais pobres como estratégia de melhoria da qualidade de vida na cidade foram experiências inovadoras e ousadas das Administrações de Olívio, Tarso, Raul Pont e Verle.


Nós não podemos, e não haveria sentido nisso, simplesmente voltar no tempo. Precisamos de uma administração que tenha para a Porto Alegre de hoje projetos com o mesmo significado inovador, mudancista, que quebre paradigmas e supere obstáculos que a cidade ainda precisa vencer. Quais obras podem significar, hoje, o mesmo choque de mobilidade urbana que as obras de Loureiro significaram? Qual o novo horizonte que podemos alcançar em participação popular com as ferramentas de comunicação que existem hoje e não existiam em 1988? Que política podemos implementar para melhorar a qualidade do nosso ensino, que tenha o mesmo significado que o construtivismo na rede municipal teve ao seu tempo? Esses são alguns dos nossos desafios. Nós podemos construir esse projeto juntos.


Sabemos o tamanho do desafio, mas temos a certeza que com a unidade das forças que estão mudando o Brasil e que construíram a vitória de Tarso aqui no Rio Grande, aliado a uma gestão criativa, moderna, com capacidade de diálogo, transparente, seremos capazes de fazer a Porto Alegre que queremos e que podemos ter.


Manuela d`Ávila

União dos Estudantes de Campo Bom elege nova diretoria




No dia 29 de junho, os estudantes de Campo Bom passaram por mais um momento histórico e marcante na história da cidade. Nas dependências da Escola Estadual Quatro Colônias mais de 200 estudantes de diversas escolas da cidade elegeram a nova diretoria para União dos Estudantes de Campo Bom (UECB), a chapa foi eleita por unanimidade, sendo que suas bandeiras de lutas estão diretamente ligadas às bandeiras da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que também estava presente na assembléia.
Os novos representantes dos estudantes são os seguintes:
Presidente: Felipe Édson Saldanha;

Vice-Presidente: Thaís Ribas;

Secretária Geral: Ana Carolina dos Santos;

2ºsecretario: Francine Moraes;

Secretário de Cultura: Felipe Adams;

Secretário de Esportes: Rodrigo Kappler;

Secretária de Intercâmbios: Adriane Herman;

Secretário de Imprensa Ervino Barbosa;

Departamento Feminino: Taís Potrich;

Conselho de Grêmios: Vinícios Eduardo Castro; Deivis Silva Viana; Débora Stelter; Dante Mateus Moraes; Éder Rafael Raimundo; Raíssa Gambin.
Segundo Tiago Souza, representante municipal da UBES, “A UECB sempre fez história na cidade, e esta retomada envolvendo estudantes de oito escolas diferentes vai dar um caráter muito renovador para a entidade, já que ela se encontrava desativada já há algum tempo, alguns destes estudantes foram para o encontro de grêmios da UBES no Rio de Janeiro e vieram prontos para lutar por 10% do PIB para a Educação, 50% do fundo soberano do Pré-Sal reservado a Educação, Transporte Gratuito para os estudantes, Vale Cultura para os Estudantes trabalhadores, e a Meia Entrada em todos os estabelecimentos culturais e recreativos.”
Segundo Felipe Édson Saldanha, Presidente da entidade, “A UECB, também se compromete a cobrar soluções para os grandes problemas de estruturas físicas das escolas, que foram esquecidas por muitos anos”.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Congresso da UNE: reta final


O 52° Congresso da UNE faz um chamado aos estudantes brasileiros para refletirmos o papel da universidade no Brasil. Nós do movimento “Transformar o Sonho em Realidade” estamos animados em debater o futuro da nossa universidade.

Nestes últimos anos houve uma série de avanços na educação, porém ainda queremos muito mais!

O Movimento Transformar o Sonho em Realidade faz um convite aos estudantes, para intensificar o ritmo de mobilizações e construir uma profunda reforma universitária, que torne o ensino superior capaz de dar resposta ao desafio do desenvolvimento do nosso país.

Vencer essa batalha será um passo decisivo para garantirmos a universidade que queremos para os brasileiros e brasileiras!!

É isso aí militância da maior juventude organizada do Brasil, agora é reta final e concentração total. Cada detalhe, cada dose de esforço a mais, cada minuto de concentração agora valem muito e serão decisivos para atingirmos nossos objetivos, e Transformarmos Nossos Sonhos em Realidade!

Por Eriane Pacheco, diretora da UNE e Coordenadora do Coletivo Universitário da UJS

Não leve para a viagem suas dúvidas sobre o 52° Congresso da UNE. Deixe-as aqui!

Faltando poucos dias para o CONUNE é hora de acertar os últimos detalhes, arrumar a mochila e colocar o pé na estrada!


Mais de 10 mil estudantes de todo o Brasil e América Latina estão na contagem regressiva, contando os dias para colocar o pé na estrada e participar do 52º Congresso da UNE, que acontece entre os dias 13 e 17 de julho na cidade de Goiânia-GO. Sabendo disso, o EstudanteNet criou uma série especial com dicas e informações úteis para explicar tudo sobre o encontro e não deixar ninguém na mão.

O objetivo é esclarecer toda e qualquer dúvida sobre o Congresso, além de auxiliar com dicas e uma lista completa do que levar na mala, tudo isso para que você possa aproveitar o que de melhor a programação do Congresso da UNE tem para oferecer, da abertura até a plenária final.

Lembrando que para realizar um evento deste porte, meses antes a UNE e empresas parceiras começam a trabalhar na organização. Funcionários, além de diretores da entidade e voluntários trabalharam no encontro cuidando do credenciamento, comunicação, sistematização, logística, administração, alojamento, alimentação e transporte.

O que é o Congresso da UNE?
O CONUNE, como é conhecido, é o maior encontro da juventude brasileira. Durante cinco dias, os delegados e observadores terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos da entidade, elegendo a nova diretoria e o presidente, que estará à frente de uma das mais importantes e tradicionais organizações da sociedade civil brasileira no próximo biênio. O congresso é também uma grande celebração da diversidade, coroado com atividades culturais, intervenções artísticas, trocas de costumes e tradições.

Onde será o CONUNE?
A cidade de Goiânia, situada no coração do Brasil, será palco do 52ª Congresso da UNE. A cidade que já recebeu outras edições do encontro estudantil,é considerada uma das mais belas do país, centenas de praças com uma grande variedade de fauna e flora fazem parte do cenário com ruas limpas, arborizadas e iluminadas.

As atividades do encontro serão concentradas em torno da tradicional Praça Universitária da capital goiana, principalmente na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e na Universidade Federal de Goiás (UFG). Construída em 1933 pelo arquiteto Attílio Corrêa Lima, o local é considerado um dos melhores lugares para contemplar o pôr-do-sol, além de ser bem arborizada e apresentar um museu de esculturas ao ar livre, com bares e bibliotecas ao redor.

Como faço a minha inscrição?
Através deste link do site da UNE é possível realizar a sua inscrição. Basta preencher corretamente todo o formulário, imprimir o boleto gerado e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária. Isso já garante a participação. Mas vale lembrar: guarde o comprovante de pagamento, pois o documento será solicitado quando você for retirar o seu crachá, no ato do credenciamento, em Goiânia.

Qual o valor?
Quem deixar para a primeira semana de julho o valor será R$75,00 para delegados e R$150,00 para observadores. Após o dia 08 de julho as inscrições pela internet serão encerradas.

A inscrição inclui alojamento, alimentação (café da manhã, almoço e jantar) e acesso a todos os debates, seminários e shows. Caso necessário, o transporte para a locomoção da programação do evento estará garantido.

É possível pagar a inscrição no ato do credenciamento em dinheiro, diretamente no guichê, em Goiânia. Os valores alteram para R$100,00 - delegados e R$200,00 – observadores.

Qual a diferença entre delegado e observador?
Delegado é o participante que foi eleito em sua faculdade pelos estudantes através do DCE ou comissão eleitoral, possuindo direito de voto nas plenárias. Observador é o participante que irá apenas assistir ao Congresso.

Como funciona o credenciamento?
O primeiro passo ao chegar em Goiânia é se dirigir ao credenciamento e apresentar o boleto de pagamento. De lá, o estudante já sai com seu crachá, que dará acesso livre a todas as atividades do CONUNE. Os goianienses que participarem do Congresso pagam os mesmos valores e tem exatamente, os mesmos direitos.

Como será distribuída a alimentação?
A alimentação é garantida através do Restaurante Universitário que servirá mais de 30 mil refeições entre café da manhã, almoço e jantar. É importante ressaltar que no ato do credenciamento, os estudantes recebem um voucher com os tickets de alimentação. Exclusivamente através da entrega deste ticket será servida à refeição, portanto guarde-os com cuidado.

Aonde serão os alojamentos?
Os alojamentos são salas de aula concedidas pelas universidades, por isso é importante levar uma barraca para manter a sua individualidade e a organização do ambiente. Como mais de 10 mil estudantes participaram do encontro, cada alojamento terá um prefeito que ficará responsável por todo e qualquer assunto referente à área.

Sem dúvidas é um dos melhores lugares para interagir e conhecer outros participantes. É importante dizer que a UNE, apesar de disponibilizar seguranças em todos os alojamentos, não se responsabiliza por perda ou furto de objetos pessoais. Portanto, leve também um cadeado para trancar sua mala ou mochila. Mantenha sua bolsa fechada e fique atento, pois milhares de pessoas circulam nos alojamentos diariamente.

Como encontro uma caravana?
O Movimento Transformar o Sonho em Realidade está organizando a caravana de diversas universidades do estado e você pode entrar em contato para garantir o seu lugar.
Uma boa forma de mobilizar é utilizar as redes sociais da UNE, que agrega estudantes de diversas localidades do país. Além de fazer amizades você pode descolar um lugar no ônibus!

Como será a programação do Congresso?
A programação do CONUNE inclui debates, painéis, plenárias, atos públicos, passeatas e diversas atividades culturais.

Especialistas de diversas áreas são convidados para participar dos debates que acontecem durante o Congresso e escolhe com muito rigor as atrações musicais que irão agitar a noite dos estudantes.

Neste ano, a programação do 52º Congresso da UNE inclui ainda o 2º Encontro Nacional de ProUnistas. Com o aumento de adesão ao programa e a crescente democratização do ensino superior por meio de outras políticas de acesso, o movimento estudantil quer aproveitar a reunião das suas principais lideranças para debater com os estudantes de todo o país as demandas, pontos positivos, críticas e sugestões.

Posso ajudar como voluntário?
A UNE está selecionando voluntários para auxiliar na área da comunicação e realizar a cobertura das diferentes atividades promovidas durante o 52º CONUNE. Para se candidatar, é necessário enviar um email para imprensa@une.org.br indicando nome, telefone, instituição de ensino, anexando uma cópia do currículo.

Qual é a média de temperatura em Goiânia nesta época do ano?
O clima em Goiânia é tropical semi-úmido. A temperatura média no mês considerado o mais frio, julho, é de 13,2°C (mínima) e 29,0°C (máxima).

Como me localizar por lá?
Aproveite as facilidades da internet e realize um passeio virtual pelos arredores da Praça Universitária de Goiânia. Acesse o mapa

O que levar?
Preparamos uma lista com objetos importantes que não podem faltar na sua bagagem.
- Barraca
- Colchonete e travesseiro
- Kit de primeiros socorros (com remédios que você utiliza normalmente)
- Capa de chuva
- Cantil ou squeeze para água
- Sacos e sacolas plásticas (para lixo e para guardar roupas e calçados sujos)
- Fósforos e um isqueiro
- Filtro solar
- Cadeados pequenos (para a barraca e a mochila)
- Caneca de plástico
- Shampoo
- Condicionador
- Sabonete e esponja
- Pasta de dente
- Escova de dente
- Fio dental
- Pente ou escova de cabelo
- Toalha de banho
- Toalhinha pequena
- Papel higiênico
- Absorventes
- Elásticos de cabelo
- Um pouco de sabão em pó ou um pedaço de sabão em barra
- Leve roupas apropriadas para o inverno.
- Saco de dormir
- Isolante térmico, um pedaço de plástico de bolinhas ou folhas de jornal para impedir que a umidade que vem do solo atinja a sua "cama" e penetre pelas costas
- Máquina fotográfica
- Caderninho de anotações e caneta
- Repelente de insetos
- Óculos de sol
- Livro
- Baralho (para o bom e velho truco)

Serviço:
O quê?
52º Congresso da UNE
Quando? De 13 a 17 de julho
Onde? Goiânia – GO
Quanto? Custo para delegados e suplentes: R$ 75,00 (até 08 de julho) / R$ 100,00 (no Congresso). Custo para observadores: R$ 150 (mês de julho) / R$ 200,00 (no Congresso).
Como? (51) 8485 7365 (Eriane Pacheco)
@UJS_RS
@sonhorealidade