Vídeo em destaque

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

UENH: Quem tem medo da democracia?

O primeiro secretário da União dos Estudantes de Novo Hamburgo, Rafael Beck, utilizou a tribuna da câmara de vereadores nesta quinta feira, 29 de setembro, para falar sobre um tema que tem tomado as páginas dos jornais da cidade: o número de vereadores.

Atualmente, Novo Hamburgo conta com 14 vereadores sendo que a lei orgânica do município define em 21. Segundo Rafael o debate tem sido apresentado à sociedade hamburguense de forma unilateral, sem espaço para o contraditório. Além disso, afirma que quando os veículos de comunicação afirmam que fixar o número de vereadores em 21 significa um grande desperdício de dinheiro público, a real intensão está sendo mascarada. "a tentativa é impedir o povo de ser realmente representado. A quem interessa menos vereadores fiscalizando a prefeitura? A quem interessa que negros, mulheres, cidadãos LGBT e jovens não estejam representados? Quem aqui tem medo da democracia?", perguntou.
"Se o debate fica em torno dos gastos, topamos debater isso também. Podemos limitar as viagens, diminuir o salário dos vereadores e ainda, diminuir o número de assessores, já que a câmara deve ser representatividade e não emprego", afirmou o jovem.

Após o pronunciamento, alguns jornalistas atacavam a entidade dos estudantes hamburguenses através do twitter e por blogs. Um deles chegou a fazer analogia com a palavra de ordem dos estudantes na jornada de lutas em março, onde diziam que a passagem de ônibus está mais cara do que a maconha.
A diretora da UBES, Ana Carolini interroga "ter mais facilidade em encontrar algum tipo de droga do que chegar a escola é um problema social. Para o jornalista os estudantes devem se ausentar deste debate também?"
O jornalista finaliza o artigo "Estudantes, maconha e 21 vereadores" com a afirmação: "no passado estudantes lutavam pela democracia, pelo fora Collor, pela ética na política. Hoje, a luta é para colocar mais políticos dentro da câmara. É a geração twitter, orkut e facebook, democraticamente, se manifestando".

E democraticamente, a juventude está se manifestando, respondendo ao jornalista através do twitter @MartinBehrend que a juventude não tem medo da democracia.

Manuela nos Trends Topics




Em função da votação do Prêmio Congresso em Foco, a deputada Manuela d'Ávila ocupou, na tarde desta quarta-feira, 28, as duas primeiras posições do Trend Topics de Porto Alegre, do Twitter. Os usuários da rede listaram os motivos para que Manuela seja escolhida pelos votantes do Prêmio.

Entre os temas levantados estavam: transparência, participação, lei do estágio, PROUNI, educação, terceira idade, vale-cultura, igualdade salarial entre homens e mulheres, articulação e diálogo, interação nas redes, pelos projetos de meia-entrada e de bicicletários, pelo enfrentamento aos problemas e outros mais.

Manuela concorre em duas categorias no Prêmio Congresso em Foco. A votação acontece até o próximo dia 09 de outubro. Para votar, acesse: http://www.premiocongressoemfoco.com.br/Voto.aspx


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UJS elege Coordenador Geral da UEE Livre/RS

A União Estadual dos Estudantes (UEE Livre/RS) "Dr João Carlos Haas Sobrinho" realizou seu II Congresso no dia 24 de setembro, em Porto Alegre. Cerca de 400 estudantes de mais de 20 instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul estiveram presentes e elegeram para uma das coordenações gerais da entidade, o militante da UJS e estudante da UPF, Álvaro Lottermann, ao lado do estudante da UFRGS, Sandino Rafael e do estudante da FURG, Marcelo Dutra.
Foto: Roque Júnior

O congresso contou com a participação de DCE e Diretórios Acadêmicos de inúmeras universidades, demonstrando o fortalecimento da rede do movimento estudantil gaúcho. Após debates que contaram com os Deputados estaduais Raul Carrion (PCdoB) e Jeferson Fernandes (PT), a Vice-presidente da UNE Clarissa da Cunha, a diretora de cultura da UNE Maria das Neves, entre outros, os estudantes debateram e aprovaram uma plataforma de lutas para a entidade no próximo período.

Entre os temas mais abordados estão a luta ao lado da UNE por 10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal para a educação, a realização de uma jornada de lutas pelo Fundo Estadual de Assistência Estudantil e a criação de um plano emergencial de recuperação da UERGS.

O estudante de engenharia e presidente do DCE da Universidade de Passo Fundo (UPF), Rubens Astolfi, destacou a importância da UEE Livre/RS pautar avanços para a educação no estado “Realizamos em agosto o Encontro de estudantes do ProUni na UPF e vimos a necessidade de medidas que garantam a permanência do bolsista, o DCE estará ao lado da UEE Livre nessa luta”.

Foi aprovada por unanimidade a “Carta Farroupilha” que valoriza a unidade do movimento estudantil para estar à frente de grandes mobilizações que culminarão em conquistas para a juventude e o povo gaúcho, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do Rio Grande o Sul.

Ao final do Congresso foi eleita a nova direção da entidade, com 82% a chapa “O movimento estudantil unificado para as mudanças do Rio Grande do Sul” terá maioria na gestão que também contará com a chapa “UEE é pra lutar” que obteve 18% dos votos.


De Porto Alegre, por Ana Lúcia Velho, vice-presidente sul da UNE

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

UEE Livre RS realiza seu 2° Congresso




A União Estadual dos Estudantes foi reconstruída através de uma grande unidade do movimento estudantil gaúcho em 2009 e nos últimos dois anos a UEE esteve ao lado da UNE na defesa de uma educação pública, de qualidade e democrática, presente nas salas de aula das universidades de todo o RS e nas lutas dos estudantes gaúchos.


Chegamos ao seu II Congresso com o desafio de consolidar a entidade como a verdadeira e única representante dos estudantes universitários do RS, com capacidade de mobilização, referência para os estudantes e protagonista de um novo projeto para a educação do estado.


No dia 24 de setembro, em Porto Alegre, na Câmara de Vereadores (Av. Loureiro da Silva, 255) reuniremos estudantes de universidades de todo o estado para construir uma plataforma de lutas e propostas dos estudantes gaúchos para a educação.


Com muita disposição e energia vamos construir um grande congresso estadual de estudantes e trazer para o Rio Grande as vitórias que a juventude vem conquistando no Brasil inteiro!

Boa luta a todos nós.




Por Eriane Pacheco, coordenadora do Coletivo Universitário da UJS de Porto Alegre, membro da executiva estadual da UJS Gaúcha

Sapiranga realiza Conferência de Juventude



Realizada no dia 17 de setembro, a Conferência Municipal de Juventude de Sapiranga contou com a presença de cerca de 100 jovens e aprovou como prioridades para a cidade a criação de um complexo cultural, de um fundo municipal para a cultura, revitalização do Parque Imigrante (o Parcão) e incentivo a projetos esportivos.

A União da Juventude Socialista teve presença destacada, organizando a União Estudantil de Sapiranga (UES), a Assossiação de Skates e o movimento Hip Hop. O evento fez parte da 2ª Conferência Nacional e Estadual de Juventude.




Com informações de Ana Carolini, diretora de Políticas Públicas para a Juventude da UBES e membro da direção executiva da UJS Gaúcha.

Presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Mesquita filia-se à UJS durante seminário

No último domingo, dia 18, jovens da zona norte de Porto Alegre reuniram-se para debater Novas Idéias para solucionar os problemas de Porto Alegre, a atividade fez parte dos seminários #NovasIdéiasPOA.



Durante a conversa os jovens organizados em grêmios estudantis, associações de moradores e times de futebol destacaram a necessidade de espaços de lazer para a juventude, falta de segurança nos espaços já existentes, falta de acesso da juventude à cultura e o aumento abusivo das passagens de ônibus da cidade.


A estudante Thayná Rodrigues, presidente do grêmio estudantil do Colégio Mesquita filiou-se na União da Juventude Socialista, e segundo ela “A juventude precisa estar organizada para garantir as mudanças que Porto Alegre precisa. Vamos formar uma boa base da UJS aqui na zona norte e buscar melhorias para a região. Vamos também garantir boa participação no Congresso da UBES. ’’



De Porto Alegre, Eriane Pacheco, coordenadora coletivo universitário UJS/POA, membro direção estadual.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CTB Jovem/RS entrega reivindicações a Ministro Carlos Lupi


Na última sexta-feira (02/07), a CTB Jovem gaucha esteve na Expointer em Esteio/RS para entregar ao Ministro do Trabalho Carlos Lupi uma carta de reivindicações da juventude gaucha. O Ministro assinou com o governador Tarso Genro o Projovem, que concederá R$ 3 milhões em bolsas de estudos para criar mais políticas para os jovens. O superintendente do Ministério do Trabalho no RS Heron de Oliveira se comprometeu no encontro da CTB com o ministro a convidar a juventude da CTB para debater os rumos da política do ministério.

O secretário Nacional de Juventude da CTB no RS Vítor Espinoza avaliou positivamente a atividade. "Saímos aqui de Esteio com um compromisso do Ministério de aumentar a interlocução entre governo e movimento sindical para elaborar políticas com os jovens. Vamos continuar cobrando esse maior diálogo, pois temos muito a propor na elaboração de políticas como o PROJOVEM. Queremos levar as propostas da Conferência de Juventude para o Ministério", afirma Espinoza. Pela CTB Jovem/RS estavam presentes ainda os sapateiros Luciane e Tiago de Souza, de Campo Bom, o comerciário Raul Cerveira de Teutônia e o funcionário público Igor Pereira.

Clique aqui para ler a carta de reivindicações da CTB Jovem/RS.

Por Igor Correa Pereira, em seu blog Igor de Fato

Meia-entrada é debatida em Audiência Pública na Assembleia

Na manhã da última segunda feira (12), na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, por proposta do Deputado Estadual Raul Carrion (PCdoB), foram debatidos os avanços e as dificuldades de implementação da Lei 13.104/08, que instituiu a meia-entrada estudantil em atividades culturais e esportivas no Estado do Rio Grande do Sul.

audienciameia entrada
Foto: Marco Couto / Ag ALERS


Participaram os deputados Paulo Odone, Cassiá Carpes e Gilmar Sossela. A Audiência Pública ocorrida na Sala Fórum Democrático, no térreo da Assembléia Legislativa, contou com a participação de movimentos estudantis, como a UNE, a UBES, UGES, UMESPA, UEE, UEE-livre, UENH, União dos Estudantes de Sapucaia do Sul, Juventude PSB, JPL, UJS, mais de 20 grêmios estudantis e 10 DCEs e de entidades institucionais como o Conselho Estadual de Educação, o PROCON e o Ministério Público Federal.

Uma das motivações do debate foi o projeto de lei 263/2011, do deputado Estadual Cássia Carpes (PTB), prevê a revogação da lei da meia-entrada, de autoria de Carrion, Paulo Odone e Edson Brum.

Pela proposta de Cassiá, os estudantes teriam direito a apenas 30% dos ingressos do lote de um determinado evento. Ou seja, a cada 1000 ingressos comercializados, somente 300 seriam destinados à meia-entrada, o restante do público teria que pagar o valor integral. A legislação atual não prevê a limitação do benefício.Outra modificação proposta por Cassiá, é abrir para as entidades de ensino a confecção das carteiras de estudantes, essenciais para solicitar a meia-entrada, hoje responsabilidade das entidades representativas dos estudantes. O Rio Grande do Sul tem mais de 10 mil entidades de ensino.

Para Ana Lúcia Velho, vice-presidente da UNE no Rio Grande do Sul, “A meia-entrada é uma luta histórica dos estudantes e apoiamos sim a melhora da lei,desde que não se revogue a atual. Não queremos que o que já conquistamos fique suspenso e muito menos que retroceda”, esclarece.

“O direito da meia-entrada foi uma conquista dos estudantes, e a meu ver é uma vantagem também para os exibidores, pois cria um público para o futuro. Sabemos que a intenção foi a melhor possível, mas o Cassiá se equivocou ao trazer limitações para a legislação. Foi o que o presidente Fernando Henrique fez ao editar uma medida provisória. Após muita discussão chegamos a um acordo e criamos a lei, não podemos voltar atrás”, ressaltou Carrion.

Como resolução, ficou definido a criação de um grupo de trabalho que irá discutir as legislações propostas, levando-se em conta os avanços existentes em cada uma delas e como implementar a meia-entrada sem prejudicar os realizadores culturais no Rio Grande do Sul.

De Porto Alegre, Diego Costa

Seminário debate novas ideias da juventude para Porto Alegre

Cerca de 200 jovens participaram do seminário organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Porto Alegre para debater novas ideias que solucionem os antigos problemas da cidade. Participaram do evento a deputada federal Manuela d'Ávila, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Rodrigo Maroni e a presidenta estadual da União da Juventude Socialista (UJS), Ticiana Alvares. O evento faz parte do processo de Conferência do PCdoB da Capital.


Os jovens presentes demonstraram muita disposição para construir a Porto Alegre dos seus sonhos e identificaram vários problemas, sendo o mais lembrado a questão do transporte público. Para o presidente do Grêmio Estudantil da Escola Emílio Meyer, Tiago Souza, a passagem é muito cara e a dificuldade de locomoção é grande. A sua ideia para resolver o problema é exigir frotas maiores das empresas de ônibus e o passe-livre para estudantes.

O mesmo problema é percebido pelos integrantes do grupo Restinga Crew, que se apresentou no evento. A ideia do grupo é justamente reunir novas ideias, "Não só do Restinga Crew, mas de toda Porto Alegre".

Já para o presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Odila Gay da Fonseca, Alan Matos, o principal problema de Porto Alegre é a violência e a ideia apresentada por ele é o aumento de segurança nas ruas, praças e parques para que a juventude possa de fato ocupar esses espaços. Além disso, Alan defende mais investimentos na educação.
Segundo o presidente do Grêmio Estudantil da Escola Padre Reus, Giovani Oliveira, a juventude de Porto Alegre enfrenta grandes problemas e a sua ideia é a criação de centros de referências para os jovens, onde existam espaços para praticar esportes e ainda sejam culturais e de laser.
A diretora da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre, Thayná Maronesi, convidou todos os jovens a participar da Conferência Municipal de Juventude, mas afirmou que o descaso do governo municipal com a construção de políticas públicas para a juventude é tão grande, que até o momento em que acontecia a atividade, a conferência não tinha data definida. Para finalizar, convidou também os estudantes a participar do 39° Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.



Por Tiago Morbach, diretor de Comunicação da UJS RS.
Crédito fotos: Flávia Lima Moreira

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Marcha dos Estudantes pede melhorias na educação


Na manhã desta terça-feira (06/09), centenas de estudantes mobilizados pela União dos Estudantes de Novo Hamburgo e Grêmio Estudantil do Vila Becker marcharam para a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em São Leopoldo. Os estudantes pediam o fechamento do quadro de funcionários nas escolas públicas, assim como o apoio às pautas nacionais do movimento estudantil, principalmente ao investimento de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.
A Coordenadora da 2ª CRE, Maria Luíza da Cunha Sedrez, saiu do prédio e recebeu os estudantes. "Em outros governos fomos recebidos pela polícia, desta vez a Coordenadora desce pessoalmente para falar conosco, isso é algo que nos dá alegria e só fortalece nossa luta", afirmou Laura Sicheski, presidenta da UENH.
Maria Luíza saudou os estudantes presentes e disse que "não podemos admitir outro caminho para a solução de problemas que não seja o respeito e o diálogo, vocês (estudantes) nos dão uma aula hoje e só ajudam o nosso trabalho".
Ao fim do ato, a coordenadora afirmou que estudará uma maneira junto aos estudantes de solucionar os problemas existentes e o secretário da UENH, Rafael Beck foi enfático: "Provamos ao Brasil que permanecemos na luta ao mobilizar milhares de estudantes do Agosto Verde e Amarelo da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, e permaneceremos mobilizados pois temos muitas reivindicações que precisam ser atendidas. Voltaremos sempre que for necessário para cobrar uma educação de qualidade".
A manifestação recebeu o apoio do Sindicato dos Comerciários de Novo Hamburgo.

Juventude não aceita homenagem a ícone da ditadura

Decisão tomada em 2009 pelo prefeito Fabio Branco (PMDB) e vereadores da cidade de Rio Grande de homenagear Golbery do Couto e Silva através da fixação de um busto do general na cidade gerou grande revolta entre a população e principalmente a juventude. Acontece que o anticomunista Golbery, que faria 100 anos em 2011, foi um dos mentores de todas as tentativas de golpes acontecidos no Brasil depois dos anos 1950.
Em 1955 o general articulou a "Novembrada" para impedir a posse de Juscelino Kubitchek, em 1961 apoiou o parlamentarismo que retirou poderes de João Goulart, em 1962 foi responsável pela propaganda anti-jango e em 1964 foi um dos líderes do golpe militar que deu início a um dos períodos mais sombrios da história do Brasil, que duraria mais de vinte anos.
A partir do golpe, Golbery participou do Serviço Nacional de Informações (SNI) e criou condições para a perseguição, tortura, desaparecimento e morte de centenas de brasileiros. Todas essas informações constam em documentos e em diversas obras, mesmo assim uma afirmação do prefeito circulou a mídia nacional: "Não vou entrar no mérito de se ele era da ditadura ou não. Eu não era nem nascido".
Movidos pela indignação e pelo direito de compreensão da história de nosso país, moradores do município já organizam abaixo assinados e diversas manifestações contra a construção de um monumento que só envergonharia Rio Grande, ainda mais na época em que se lembra os 50 anos da campanha pela Legalidade.
A UJS de Rio Grande promete sacudir a cidade contra a construção do monumento.

Você pode conferir mais notícias aqui

Conferência Livre na Escola Alcides Cunha

Realizada na Escola Estadual Alcides Cunha, a etapa Livre da 2ª Conferência Nacional de Juventude recebeu os membros da comissão organizadora Alan Matos e Fabio Kossmann. Entre os assuntos debatidos esteve a cultura hip-hop, e como se pode viver dessa cultura sem agredir os espaços físicos e os limites alheios.
Dentre os principais pontos destacados pelos alunos estão a falta de espaços culturais, falta de atividades na escola tratando de temas como gravidez na adolescência, drogas, etc, falta de acesso da juventude à cultura, falta de atividades extracurriculares e de laser.
As demandas dos jovens serão encaminhadas à 2ª Conferência Estadual de Juventude que acontecerá em Porto Alegre no mês de outubro.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

UJS Rio Grande realiza Marcha da Educação por 10% do PIB


Centenas de pessoas. Palavras de ordem dando um ultimato ao Governo Dilma: 10% do PIB para a educação é o que queremos. Jovens e velhos. Caras pintadas. Bandeiras em punho. A cidade de Rio Grande parou para contemplar essas cenas nas ruas da cidade. A Marcha da Educação mobilizou professores, técnicos administrativos, estudantes universitários e principalmente secundaristas das redes federal, estadual e municipal de ensino para a luta em defesa da destinação de um décimo do Produto Interno Bruto brasileiro à educação.

Organizado pela União da Juventude Socialista, e prestigiado por diversas entidades ligadas a educação da cidade, a atividade marcou o dia 1º de setembro dos rio-grandinos. Participaram do ato a URES, DCE – FURG, DCE Anhanguera, JPT, CPERS, SINTERG, SINPRO, SINASEFE – SESIRG, APROFURG e APTAFURG. O ato teve início ás 8h30min, com a concentração no Largo Dr. Pio, onde o presidente da URES, Fellipe Belasquem, fez uma fala reafirmando a luta do movimento educacional brasileiro em defesa dos 10% para a educação. Às 9h, os manifestantes partiram em marcha pela Rua General Neto, contornaram a Praça Tamandaré pelas ruas General Vitorino e 24 de Mario, rumaram até a Rua General Osório por onde se deslocaram ao ponto final da Marcha, o Hospital Universitário. Lá, os líderes das entidades realizaram intervenções.

Cada uma das instituições presentes, em separado, possui sua rotina em busca das melhores condições de trabalho e da educação. O movimento realizado na cidade não só fomenta as manifestações estudantis por melhorias no sistema, como também agrupa, numa única atividade, as pautas em comum desses grupos. “Os movimentos foram estourando em separado, o que a UJS conseguiu fazer foi unificar esses grupos”, afirma o diretor de comunicação da Ures e da UJS, Chendler Siqueira.

“É um ato conjunto dos sindicatos e das organizações estudantis pela aplicação de 10% do PIB nacional para a educação”, afirma o coordenador geral do DCE da Furg, Carlos Eduardo Nunes.

Além dessas manifestações, os estudantes aproveitaram para pedir o uso do meio-passe em tempo integral. Segundo eles, só é permitido o uso da carteira escolar nos horários estipulados. “Estudante é estudante o tempo inteiro”, afirma Chendler Siqueira. Além disso, os manifestantes também pediam a participação de todos na Conferência da Juventude, que vai ser realizada no dia 17 de setembro.


De Rio Grande, por Fellipe Belasquem, presidente da União Rio Grandina dos Estudantes Secundaristas (URES).

Crédito Foto: Marcos Branco


Confira mais aqui , aqui e aqui