Vídeo em destaque

terça-feira, 24 de abril de 2012

UJS Porto Alegre se reúne para debater os desafios da organização


A reunião da Direção Municipal da UJS de Porto Alegre, realizada no último sábado, 21, debateu a oportunidade única que a juventude porto-alegrense possui de eleger a primeira Prefeita comunista, jovem e mulher da capital gaúcha. A candidata Manuela, ou Manu, como muitos a chamam, faz parte da Direção Nacional da UJS, o que por si só já seria motivo de empolgação pra a militância. Mas, muito mais do que isso, o que foi colocado na reunião é que a Manu representa um novo jeito de fazer política: com diálogo e com novas ideias para a cidade, a fim de colocar novamente Porto Alegre no centro, não só do Brasil, mas também da América Latina e do mundo. No entanto, para que essa conquista seja possível ressaltou-se a importância de que a UJS seja cada vez maior na cidade de Porto Alegre, ampliando sua atuação e aprimorando a sua organização e comunicação. Os desafios são grandes e é preciso que a UJS intensifique a sua presença nos mais variados espaços da cidade, disputando ideias, propondo soluções, aglutinando cada vez mais jovens.

Falou-se igualmente dos próximos desafios no movimento estudantil, como o I Encontro Estadual dos Estudantes Cotistas e do Reuni, que ocorre nesta quinta-feira (26), às 18h na Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bem como o III Encontro Estadual dos Estudantes do ProUni, que ocorrerá no final do mês de maio.

Foi relatada, ainda, a vitoria conquistada no movimento secundarista na eleição do Grêmio do Alberto Torres, que empolgou o colégio numa campanha politizada e divertida. Por fim, discutiu-se a campanha ‘Te Liga 16’, que vem realizando vários debates nas escolas, ressaltando a importância da participação política da juventude. Vale lembrar que o prazo está quase acabando, momento em que toda a UJS deve dar um gás a mais para conseguir levar a sua opinião a mais jovens e os organizando para fazer seus títulos eleitorais.

Ao final, a Direção Municipal saiu empolgada e pronta para enfrentar os grandes desafios que serão encontrados pela frente!

Por Luiza Bezerra, diretora de Formação da UJS Porto Alegre.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Jornada de Lutas da UENH leva mil estudantes às ruas


A Jornada de Lutas da União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH) cobrou o investimento de 10% do PIB em educação, a diminuição das taxas de juros e uma nova licitação no transporte público da cidade. Participaram cerca de mil jovens de seis escolas estaduais na passeata que aconteceu na última terça-feira, 17.

Para o presidente da UENH Rafael Beck, o sistema de transporte da cidade é ineficiente e caro, sendo necessária a inclusão do passe-livre estudantil nos termos da nova licitação. Já a diretora da UBES Ana Carolini reafirmou a importância da luta dos estudantes secundaristas: "não é de hoje que a juventude de Novo Hamburgo se mobiliza pela qualidade do ensino, este precisa ser o passo inicial dos grandes debates que circularão a cidade na campanha Te Liga 16", afirmou.

Os estudantes bloquearam o terminal de ônibus da cidade, conhecido como "Paradão", por cerca de 45 minutos e depois dirigiram-se para a Praça do Imigrante, onde realizaram uma plenária.

Assista ao vídeo


De Novo Hamburgo,
Tiago Morbach

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Novo Hamburgo: Presidenta da UBES em lançamento do "Te Liga 16!"


O lançamento da campanha "Te Liga 16!" em Novo Hamburgo aconteceu nesta segunda-feira, 16 e reuniu cerca de 500 estudantes do Colégio Estadual 25 de Julho. Estiveram presentes para o debate, o presidente da União dos Estudantes de Novo Hamburgo Rafael Beck, a representante do Sindicato dos Professores Municipais Maria Cecília, o estudante do 2º ano do ensino médio, Renan e a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas Manuela Braga.
"Nenhuma conquista carrega tanto a marca dos secundaristas brasileiros como o direito de voto aos 16 anos", ressaltou Manuela, referindo-se às grandes mobilizações ocorridas na década de 1980, lutando pela inclusão do voto para jovens que tenham entre 16 e 18 anos na constituição federal.
Durante as intervenções dos alunos, houve muito interesse em participar do movimento estudantil. "Formando um grêmio, organizando atividades dentro da escola, debatendo e lutando pelos direitos dos estudantes, vocês já fazem parte da UENH e da UBES", afirmou Rafael.

Entidades estudantis intensificam mobilização do "Te Liga 16!"


Com a iminência de mais um processo eleitoral, as entidades estudantis intensificam as mobilizações para que os jovens de 16 a 18 anos tirem seu título de eleitor. Com apoio da UNE, UBES e protagonizada pela União da Juventude Socialista (UJS), a campanha "Te liga 16" invade as escolas do país conclamando a juventude brasileira a participar de vez dos rumos da cidade. O TRE-RS e a Assembleia Legislativa, no último dia 09, lançaram-se oficialmente na empreitada com o projeto "16 anos, uma idade inesquecível".

A história do Brasil não se farta em mostrar a importância da juventude no curso político do país; com a possibilidade de participação direta, essa importância só tende a recrudescer. "O direito de voto aos 16 anos foi uma difícil conquista obtida durante a constituinte de 1988, uma bandeira incansavelmente empunhada pelas entidades estudantis. Hoje, despertar na juventude a conscientização da importância desse direito é nosso dever!", afirma Ticiana Alvares, presidente estadual da UJS e coordenadora da campanha no Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre, a tarefa tomou corpo e já foram visitadas mais de 100 escolas estaduais e municipais, com dezenas de rodadas de debates com os estudantes. O processo já envolveu mais de 5 mil jovens da capital; a meta, afirma Ticiana, é chegar aos 20 mil. Na próxima quarta-feira (18) terá início uma grande agenda de mobilizações nas escolas, auxiliando, informando e transportando os jovens para o alistamento eleitoral. Porto Alegre precisa mais do que nunca da irreverência, inovação e renovação da juventude gaúcha. Compartilha teus sonhos, te conecta com a democracia e vem pra luta com a gente.

Por Pedro Pereira, diretor de Comunicação da UJS Porto Alegre

sábado, 14 de abril de 2012

Campanha "Te Liga 16!" acelera o ritmo em Porto Alegre



Manuela em debate na Escola La Salle

A campanha pelo alistamento eleitoral de jovens que tenham entre 16 e 18 anos está em ritmo acelerado em Porto Alegre. Já foram organizados debates em mais de 10 escolas da capital e mais 15 estão previstos, confirma a diretora da UBES no Rio Grande do Sul, Ana Carolini: "a galera nas escolas está interessada em pensar em um projeto que inove a cidade, que gere oportunidades para todos", afirmou.
"Queremos as oportunidades que a Copa do Mundo pode trazer a Porto Alegre, mas mais do que isso, queremos que os problemas do ônibus, da saúde e da educação sejam resolvidos", falou a estudante Aline da escola Otávio Rocha.

Para a diretora da UMESPA, Thayná Maronesi "votar nestas eleições municipais pode trazer grandes mudanças para a cidade", salientou.

Titi e Manuela (Presidente da UBES) na Escola Otávio Rocha

Faça o título

Se você tem entre 16 e 18 anos ou completará 16 até outubro de 2012, já pode confeccionar o seu título! É só se dirigir ao Cartório Eleitoral levando identidade e comprovante de residência até o dia 9 de maio.
Como disse o estudante Roberto da Escola Rio Branco "Tirei meu título há pouco tempo, é mais fácil e rápido do que comprar um refri".


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Manuela lidera pesquisa Ibope

Se as eleições de 7 de outubro fossem hoje, a pré-candidata do PC do B Manuela D’Ávila estaria à frente na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, seguida pelo prefeito e pré-candidato à reeleição, José Fortunati (PDT). O candidato petista, Adão Villaverde, aparece com dois pontos percentuais em todos os cenários.

Reprodução/Zero Hora
 pesquisa ibope - porto alegre - 1

O Ibope realizou quatro cenários na pesquisa estimulada (aquela em que são apresentados aos entrevistados os nomes dos prováveis candidatos a prefeito). Em todos Manuela lidera, com 36% ou 37%, dependendo do cenário. Fortunati aparece em segundo, com 28% ou 29%. As simulações incluem dois possíveis candidatos do PMDB – Ibsen Pinheiro e Sebastião Melo – e dois do PSDB – Nelson Marchezan Jr. e Wambert Di Lorenzo.

">Manuela apresenta seu melhor desempenho entre eleitores de 25 a 29 anos (49%) e com Ensino Médio completo (42%). A candidata do PC do B registra menor índice entre os eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos (31%), enquanto o candidato do PDT apresenta o menor percentual entre os que ganham de dois até cinco salários mínimos (27%).

Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os candidatos ao eleitor), o percentual de entrevistados que não souberam responder é de 44%. Isso se deve ao fato de que nem todos os candidatos estão definidos e de a campanha ainda não ter começado oficialmente. De acordo com o Ibope, as mulheres (47%) são as mais indefinidas ou evitaram citar um candidato na pesquisa espontânea.

Segundo turno

Na hipótese de um segundo turno da eleição para prefeito de Porto Alegre, a candidata Manuela D’Ávila venceria nas três simulações realizadas pelo Ibope. Naquela em que disputaria com o atual prefeito José Fortunati, ela aparece cinco pontos percentuais à frente (43% a 38%).

Tanto Manuela quanto Fortunati lideram com folga quando colocados numa eventual disputa com o candidato do PT à prefeitura, Adão Villaverde. A candidata do PC do B recebe 57% contra 9% do petista. Fortunati obtém 60% contra 10% de Villaverde.

Fonte: Zero Hora

Pluralidade de vozes marca encontro de prounistas na PUC-RS




Participação e representatividade dos estudantes na universidade foram temas centrais do debate

No último dia 3 de abril, em Porto Alegre, o auditório da PUC-RS teve sua platéia lotada por estudantes, ansiosos por participar do 2º encontro de prounistas da Caravana da UNE Brasil+10. A UNE protagoniza o debate a cerca do programa desde sua implantação, no ano de 2005, e continua desempenhando papel fundamental no apontamento de diretrizes para manutenção e aperfeiçoamento do programa.

“O ProUni traz uma possibilidade de transformação real da vida desses jovens, da periferia do Brasil. A UNE dialoga a partir daí, do cotidiano deles, que são a maioria. E esses jovens precisam ter a dimensão do retorno que o programa pode ter para seus locais de origem”, começou o representante da Secretaria de Educação, José Tadeu Almeida, presente à mesa de debatedores.

As principais reivindicações da UNE para o aperfeiçoamento do programa seguem a busca do princípio democrático de igualdade de condições, “Nesse sentido, temos algumas principais bandeiras de luta: concessão de 100% de bolsas integrais; assistência estudantil; possibilidade dos prounistas participarem de programas de extensão”, explicou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

A diretora da UNE do RS e aluna da PUC-RS, Tabata Silveira, durante o debate, ressaltou a importância do envolvimento e participação dos estudantes na construção dessa pauta: “Nós precisamos ter um espaço para apresentar as reivindicações. Democratizar a universidade passa por criar espaços de representatividade dos estudantes. Queremos ser tratados como sujeitos da educação, não como objeto”, disse. Os encontros de prounistas realizados em cada cidade por onde passa a caravana estão desempenhando esse papel de aprofundamento do debate e participação ativa dos estudantes do Brasil todo na construção da pauta de reivindicação do ME.

A vice-presidente da entidade no Rio Grande do sul, Ana Lúcia Velho, trouxe ao debate dois exemplos de mobilização do ME muito importantes para a pauta dos prounistas: “A UEE-SP está com uma grande campanha de passe-livre para prounistas. Precisamos, aqui, sistematizar nossas demandas”, disse, convidando os estudantes para outro importante momento, o encontro estadual de prounistas, que acontecerá na PUC-RS no dia 31 de abril. “A partir desse encontro vamos formular uma carta que será entregue ao Ministro da educação”, finalizou.

O debate reuniu uma grande diversidade de vozes dentro do movimento estudantil, todas concordando que é preciso aprofundar a discussão e ampliar a participação da juventude para transformar a realidade da universidade no país. “A UNE traz para dentro diversas opiniões. Hoje fazemos esse debate para nos debruçarmos sobre questões pertinentes à luta por um país mais democrático”, concluiu a vice-presidente da entidade, Clarissa da Cunha.


Para o Portal UNE
Camila Hungria, de Porto Alegre / foto: Fábio Bardella

Presidente da UNE Volante ganha homenagem no aulão da caravana na UFRGS


Deputada Manuela D´Avila esteve presente na atividade debatendo Brasil que a juventude quer construir

Com o objetivo de promover uma reflexão e um debate sobre o país que a juventude pretende construir nos próximos 10 anos, a UNE lançou nas estradas sua caravana UNE Brasil+10, que percorrerá 12 estados brasileiros levando aos estudantes intelectuais e pensadores de diferentes setores da sociedade para ministrarem “Aulões”.

A primeira cidade a receber a Caravana foi Brasília, no último dia 28, os estudantes da UNB assistiram à palestras de representantes de movimentos sociais . Hoje, em Porto Alegre, os estudantes da UFGRS tiveram a oportunidade de debater com Aldo Arantes, ex-presidente da UNE no período de 61 a 62, e a deputada federal e ex-diretora da UNE Manuela D´Avila.

Daniel Iliescu, atual presidente da entidade, apresentou os debatedores: “O presidente da UNE, que a partir da Cadeia da Legalidade iniciou um debate chave para defender a democracia no país, e uma militante da UNE, pessoa muito identificada com as causas da juventude”, disse.

Aldo Arantes iniciou falando sobre transformação social no país. “Os estudantes na América Latina tem o papel de sair na busca pelo novo. O novo em um país pobre significa transformação social. Essa tem sido a bandeira da UNE. Eu considero que a tarefa central da juventude nos próximos 10 anos é aprofundar o processo democrático. Isso significa a democracia do ponto de vista social, político e ambiental, um conjunto de transformações que aproximem de uma nova etapa da sociedade”.

Na mesma linha, Manuela fez uma provocação sobre as reformas que a juventude e os estudantes podem fazer na sociedade para contribuir para a construção de um país mais justo. Em sua fala, citou reforma na comunicação, reforma política e tributária. “Qual é o desafio de vocês? Qual o desafio acadêmico de vocês? O sistema político do nosso país é um problema. É um sistema que privilegia quem tem poder econômico. Outra coisa, até quando vamos aguentar ser um país que os mais pobres e os mais ricos pagam a mesma quantia de impostos?”.

O ex-presidente da UNE, Aldo, ressaltou a importância da luta contra a corrupção e sua solução em mudanças estruturais da sociedade: “Só um novo sistema poderá botar fim a essas discussões, mas tem que ter força política, tem que unir milhões e milhões de pessoas”.

Homenagem à Aldo Arantes e UNE Volante

O Aulão também foi um momento de homenagem à Aldo. “É muito comum ouvirmos que temos determinadas posições quando somos jovens, e depois de adultos deixamos de tê-las . o Aldo é uma pessoa que mostra que isso não é verdade”, disse a deputada no momento da homenagem.

Aldo Arantes foi presidente da UNE durante um importante período histórico, quando o então presidente Jânio Quadros renunciou e Brizola iniciou a Cadeia pela Legalidade, uma campanha nacional contra um golpe ditatorial e em prol da manutenção de uma sociedade democrática. Aldo foi uma das lideranças que protagonizou essa luta, que também culminou com a UNE-Volante, uma caravana que percorreu o Brasil para debater reforma universitária como um dos pilares para a construção de um Brasil soberano e democrático. A UNE-Volante partiu de porto Alegre.

Realizar uma caravana é um esforço de atualização dos métodos de atuação do movimento estudantil. A UNE-Volante surge como desdobramento desse processo. Isso teve um impacto muito grande, que organizou de forma sólida a UNE no país todo. Parabéns, UNE!”, finalizou Aldo.

Para o Portal UNE
Camila Hungria, de Porto Alegre / Fotos Fábio Bardella

Em POA, estudantes ocupam as ruas em defesa da educação


Manifestações históricas reúnem trabalhadores, empresários e movimentos estudantis

Em meio às comemorações dos 240 anos da cidade de Porto Alegre, na segunda-feira (26), atos históricos ocuparam as ruas da capital gaúcha anunciando a chegada do “Março Verde e Amarelo”, atividade característica das entidades estudantis. Somando-se ao movimento “Grito de Alerta – em defesa da produção e do emprego’’, composto pelo conjunto das centrais sindicais, pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Jornada de Lutas, realizada anualmente pelo movimento estudantil em março, une forças para lutar por melhorias significativas na educação.

Para a vice-presidente da UNE no Rio Grande do Sul, Ana Lúcia Velho, tais manifestações são de grande importância, pois extrapolam o movimento estudantil, os trabalhadores e o empresariado. ‘’Lutar por melhorias na educação e o desenvolvimento de nosso país, é de interesse de toda a sociedade’’, pontuou.

Pela manhã, um ato que reuniu mais de mil pessoas em frente à Prefeitura de Porto Alegre reivindicou o passe livre e a meia entrada para os estudantes, melhorias na educação da cidade, respeito ao piso salarial dos professores, além das atuais bandeiras de luta da UNE – 50% do pré-sal e 10% do PIB para a educação. Para o presidente da entidade, Daniel Iliescu, ‘’a UNE quer um país que enxerga com responsabilidade sua juventude, necessitando assim de um projeto educacional que atenda às demandas de democratização do acesso. Por isso lutamos para conseguirmos que 10% doPIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal sejam utilizados como recursos a serem investidos na educação’’.

Por mudanças significativas na atual política econômica, desenhada por um histórico de altíssimas taxas de juros e pelo elevado superávit primário que beneficia somente os grandes grupos financeiros, outro ato ocorreu na tarde desse dia 26, saindo do Largo Glênio Peres em direção ao Palácio Piratini, onde uma carta com todas as reivindicações foi entregue ao governador do estado, Tarso Genro.

‘’A gente acredita que o que tem impedido que o país cresça mais e tenha mais investimento em educação, saúde e tecnologia é a política macroeconômica com altas taxas de juros que desestimulam o setor produtivo. Portanto, o que está correndo em Porto Alegre é uma grande movimentação, unificando diversas forças e bandeiras de luta visando chamar a atenção das autoridades para essas questões’’, declarou o Coordenador Geral da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE Livre “Dr.Juca”), Álvaro Lotterman.

O espírito do Março Verde e Amarelo no Rio Grande do Sul é o de defender a indústria para o desenvolvimento nacional, assim como lutar pelos direitos de milhares de brasileiros, sejam eles trabalhadores ou estudantes.

Renata Bars