Vídeo em destaque

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Juventude e trabalhadores realizam paralisações e passeatas no Rio Grande do Sul

Foto: Lucas Bernardes/Barão Gaúcho

Cerca de 5 mil pessoas participaram nesta quinta (11) da passeata em Porto Alegre realizada pelas centrais sindicais em parceria com os movimentos sociais e a União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). O ato também contou com greves e ocupações, a estimativa é que, na capital, 70% do comércio tenha sido paralisado.

Mudanças no política econômica, realização de plebiscito sobre a reforma política e mais investimentos em saúde e educação eram parte da pauta de reivindicações. Os manifestantes realizaram um escracho público e derramaram esterco em frente ao Grupo RBS, momento em que protestaram pela democratização dos meios de comunicação.

Foto: Lucas Bernardes/Barão Gaúcho
Para o vice-presidente sul da União Nacional dos Estudantes, Álvaro Lottermann, o ato serviu para impulsionar as reformas necessárias para o Brasil: "Queremos a radicalização da democracia, através da reforma política que acabe com o financiamento privado de campanhas. Além disso, queremos a destinação de 10% do PIB para a educação pública", afirmou.

Segundo a coordenadora geral da União Estadual dos Estudantes (UEE-Livre), Ana Carolini, a aprovação do Passe-Livre para estudantes no transporte público é fundamental: "o projeto de Passe-Livre é uma conquista da juventude, estamos pressionando por sua aprovação e sua ampliação para o transporte municipal", informou.

Também ocorreram atos em cidades como Caxias, Novo Hamburgo, Rio Grande e Pelotas.


Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário