Vídeo em destaque

segunda-feira, 29 de julho de 2013

UEE Livre lança nota sobre o passe estudantil


A União Estadual dos Estudantes (UEE Livre) do Rio Grande do Sul lançou na tarde desta segunda-feira (29) uma nota em que reafirma sua luta pelo passe livre no estado e chama os estudantes para fortalecer as mobilizações e ampliar o projeto apresentado pelo governador Tarso Genro.

Confira a nota:

As manifestações que ocuparam as cidades do país mostram que o Brasil se encontra nas ruas e que a luta do povo impulsiona mais uma vez nosso país para frente. O movimento social está vendo suas bandeiras históricas de lutas sendo conquistadas. E o movimento estudantil pode conquistar aqui no Rio Grande do Sul o passe livre intermunicipal, que há muito tempo lutamos por sua implementação.

Reconhecemos a iniciativa do governo em aprovar de imediato o projeto de passe livre intermunicipal, contudo entendemos que somente essa medida não contempla a necessidade real da maioria dos estudantes gaúchos. É necessário que haja uma relação de diálogo na perspectiva de que tenhamos um olhar mais aprofundado das reais necessidades, tanto dos estudantes quanto da juventude do Rio Grande do Sul.

Entendemos que o transporte público de qualidade é um objetivo da sociedade, e o direito ao passe livre estudantil não pode ser diferente. Precisamos ampliar e permitir que todas e todos os estudantes acessem este benefício, abrangendo estudantes de outras regiões do estado que também necessitam do serviço.

Precisamos avançar nas conquistas e continuar na luta pela efetivação também do passe livre municipal. As prefeituras devem ter responsabilidade com seus estudantes universitários e secundaristas, combatendo a evasão escolar do ensino médio e de estudantes bolsistas do ProUni, do FIES e cotistas.

Por isso, a UEE Livre - Dr. Juca reafirma o seu compromisso com a construção do Plano Estadual de Assistência Estudantil, fruto de um intenso diagnostico da necessidade das e dos estudantes do Rio Grande do Sul, através da luta dos recursos gaúchos de petróleo para a educação e na construção de universidades públicas gratuitas, de qualidade, democráticas e socialmente referenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário