Vídeo em destaque

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

UJS de Caxias do Sul participa do lançamento da campanha pela extensão da UFRGS



Na manhã do sábado (14/09), a Comissão Pró Universidade Pública da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, lançou a campanha #EuQueroaUFRGSaqui, que conta também com o apoio da CTB, dos Sindicatos dos Metalúrgicos e Comerciários e também da UJS. O lançamento aconteceu na Praça Dante Alighieri, onde a população recebeu folders, e adesivos.

Na ocasião mais de 1.500 adesivos já mostram, através dos carros dos caxienses, a vontade da cidade de sediar a extensão da UFRGS. Participaram do ato as entidades apoiadoras, dezenas de estudantes e também os vereadores Rafael Bueno e Henrique Silva do PCdoB, também os vereadores Edi Carlos (PSB), Daniel Guerra (PSDB) e o presidente do Legislativo Caxiense, Edson da Rosa. Na oportunidade o vereador Rafael Bueno, presidente da Comissão pró Universidade Pública, ressaltou a região de Forqueta como a ideal para as instalações da UFRGS: “Futuramente, o novo traçado da BR-116 deve passar por ali, assim como uma estação de transbordo do trem regional. Não queremos a UFGRS em Caxias apenas para atender a população local, mas para ser referência de toda a região da Serra”. 

Entre os estudantes, o clima era o mesmo. A presidente da UJS (União da Juventude Socialista), Andressa Marques, destaca: “Lutar pela UFRGS é defender um ensino superior público, democrático e de qualidade, além de dar oportunidade de ingresso em uma universidade a quem não pode” Para Luana Klein, “Caxias do Sul não ter uma universidade federal , é uma injustiça com as pessoas que querem um estudo, e não podem pagar”. Segundo a estudante Fernanda Busch, a UFRGS trás para Caxias do Sul, o desenvolvimento da região, e a chance do filho do trabalhador, poder estudar em uma universidade pública.

A campanha continua pelas ruas de Caxias do Sul. Segundo o vereador Rafael Bueno, a ideia é mobilizar todos os setores da sociedade caxiense, para participarem do ato show pró-UFRGS, no dia 06/10, a partir das 14h, no Largo da Estação Férrea. O evento contará com show das bandas locais, Tia Chica, Sem Razão, da dupla sertaneja, Mateus e Fabiano, e o show nacional da banda Strike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário