Vídeo em destaque

quinta-feira, 21 de março de 2013

Os 80 dias e os 10 fatos que marcaram o governo Fortunati


Faz oitenta dias que o prefeito José Fortunati foi reconduzido ao principal posto do governo municipal. A grande votação obtida nas urnas, atingindo 65% dos votos válidos, foi resultado da falta de unidade política da oposição e, principalmente, da força da maior coligação construída na história da cidade. Os desdobramentos desse processo merecem uma reflexão e uma política que consiga contribuir para fortalecer a luta dos movimentos sociais na cidade, garantindo conquistas e evitando retrocessos. 

Passado o período da propaganda eleitoral, o governo segue mostrando a incapacidade de enfrentar os problemas que a população vive e de planejar um novo ciclo de desenvolvimento para a cidade. Durante os oitenta dias iniciais, ocorreram vários erros e a falta de habilidade política foi a marca registrada da nova gestão. Esse conjunto de equívocos demonstra a dificuldade que o prefeito terá para reorganizar e dar uma nova dinâmica para a sua primeira gestão conquistada nas urnas.

Apresento os dez principais fatos que marcaram os oitenta dias da nova gestão Fortunati:

      1.  Criação de novos CCs
Apresentada como uma necessidade para garantir agilidade e transparência na gestão, com perfil técnico, a reforma administrativa foi, antes de qualquer coisa, uma necessidade política. A maior coligação de partidos políticos da história da cidade exigiu uma reorganização na estrutura de governo para garantir a participação e os interesses dos vários partidos que compõem a gestão. Na prática, a reforma serviu para aumentar o número de cargos em comissão (CCs) e de verbas de representação.

2. Fórum Social Temático esvaziado
A falta de habilidade política do governo levou ao fracasso o Fórum Social Temático, realizado em janeiro na capital. Parte significativa dos movimentos sociais rompeu com a organização do evento e a denúncia da falta de democracia na construção dos espaços no Fórum Social Temático foi permanente. Além disso, a participação de empresas e a crescente institucionalização, algo que já existe há muito tempo, foi uma das principais justificativas para que a CUTMarcha Mundial das Mulheres e a Associação Brasileira de ONGs (Abong) rompessem com a organização do evento.


3. Incêndio na Vila Liberdade
O incêndio na Vila Liberdade, que ocorreu no dia 27 de janeiro, provocou a destruição de aproximadamente 90 moradias e deixou 200 famílias desabrigadas. A vila está localizada na região da Arena do Grêmio, uma área valorizada e de interesse da especulação imobiliária. Após inúmeras suspeitas sobre os motivos que provocaram o incêndio, a prefeitura anunciou a construção de prédios verticais, para 600 famílias, no mesmo local que as vítimas residiam. O fato demonstrou a demora da prefeitura para resolver os problemas de 700 comunidades que aguardam o processo de regularização fundiária.

4. Casas noturnas fechadas

A tragédia que ocorreu na boate Kiss, em Santa Maria, comoveu a sociedade brasileira e colocou na pauta dos gestores públicos o tema da segurança nas casas noturnas. Em Porto Alegre, dos 76 estabelecimentos em funcionamento, apenas 46 estão regularizados. No ano passado, a prefeitura iniciou uma forte fiscalização nas casas noturnas do bairro Cidade Baixa, mas o motivo era o isolamento acústico e a crescente reclamação dos moradores do bairro. A conclusão é que a noite de Porto Alegre é perigosa e a prefeitura, até o momento, não cumpriu com suas obrigações.

5. Corte das árvores no Gasômetro
Jovens subindo em árvores para evitar que sejam cortadas, moradores revoltados porque não houve debate com a comunidade e ambientalistas acusando a prefeitura protagonizar um “crime ambiental”. Esses foram os ingredientes que compuseram o processo de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Uma obra necessária para a cidade, mas que foi contestada por causa da falta de democracia e transparência na condução do processo.

6. Operação tartaruga e aumento da passagem
Os rodoviários da capital, ligados à oposição do sindicato da categoria, estão na luta por reajuste salarial e contra o aumento da tarifa do transporte coletivo. No dia 19 de fevereiro, um grande protesto, denominado de operação tartaruga, parou o transporte coletivo e gerou um enorme engarrafamento na cidade. O protesto colocou na pauta da cidade o debate sobre a péssima qualidade do sistema de transporte público, o valor da tarifa e a incapacidade da EPTC de gerir o trânsito da cidade. Além disso, o Tribunal de contas do Estado (TCE) julgou como equivocada a metodologia do cálculo da tarifa do transporte coletivo. Segundo o TCE, a tarifa poderia custar R$ 2,60 e não os atuais R$ 2,85.<

7. Cidade alagada e desperdício de dinheiro 
Não é de hoje que Porto Alegre convive com grandes alagamentos e a falta de investimento no sistema de drenagem. Mas, no dia 21 de fevereiro, a cidade ficou “submersa” e transformou a vida da população em um verdadeiro pesadelo. A prefeitura foi obrigada, no meio da tarde, a recomendar à população que evitasse sair de casa. Um taxista foi encontrado morto em uma área alagada e o conduto Álvaro Chaves rompeu, abrindo uma enorme cratera na Rua Coronel Bordini. A obra do conduto custou 59 milhões e existe suspeita que a mesma foi mal planejada e/ou executada.

8. Campanha preconceituosa no Dia Internacional da Mulher
No dia 6 de março, a prefeitura iniciou uma campanha virtual em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A campanha gerou uma onda de protestos nas redes sociais e a prefeitura foi acusada de incentivar o preconceito e desqualificar o papel das mulheres na sociedade. Sindicatos, grupos feministas e ONGs denunciaram a falta de respeito da prefeitura com o dia de luta das mulheres, forçando o governo a remover a campanha das redes sociais

9. Proliferação de casos de dengue
A dengue voltou a ser uma ameaça a população da capital. Até o momento, Porto Alegre tem 58 casos de dengue confirmados. A maioria das pessoas contaminadas está localizada na zona leste da cidade, bairro Partenon. A proliferação dos casos de dengue é um sintoma da falta de limpeza urbana e das áreas ociosas não fiscalizadas pela prefeitura. Além disso, é consequência da ausência de uma campanha de conscientização permanente, atitude que coloca em risco a saúde da população.

10. Promessas aos municipários que não foram efetivadas
As promessas e a propaganda de realizações não realizadas também atingem os trabalhadores da prefeitura. O prefeito Fortunati se comprometeu de iniciar a elaboração do estudo técnico para um novo plano de carreira, em efetivar o convênio com o IPE-Saúde (Plano de saúde) e o cumprimento da lei que estabelece o salário mínimo nacional como piso salarial do setor operário. Mas, até o momento, nada disso foi realizado e os avanços são conquistados através de muita pressão por parte da categoria.

Por Giovanni Mangia

53º Congresso da UNE e Bloco Na Rua rumo à Goiânia



Entre os dias 29 de maio e 02 de junho, em Goiânia, acontecerá o maior fórum de deliberação do movimento estudantil: o 53º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes).
A largada já foi dada desde o último dia 10, em votação da plenária do 61º Conselho Nacional das Entidades Gerais, o Coneg da UNE.

Congresso da UNE
O Congresso é realizado a cada dois anos, é nele que a nova presidência e diretoria da UNE é eleita, e são definidas também as frentes de atuação da entidade nos dois anos posteriores. A UNE já foi presidida por diversos importantes nomes da política brasileira, como José Serra, Aldo Arantes, Franklin Martins, Aldo Rebelo, Lindberg Farias e Orlando Silva. Estes três últimos também presidiram também a União da Juventude Socialista.
O evento é aberto a todos, contudo, apenas os delegados têm o poder de voto. Os delegados são estudantes que são eleitos em suas universidades para representar os demais alunos da instituição no Congresso.

Organização da eleição
O Congresso da UNE e o processo de eleição dos delegados competem à organização da Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO). Essa Comissão é composta por 44 membros, todos eleitos na plenária do 61º CONEG. As eleições dos delegados devem cumprir as regras dispostas no regimento (leia aqui o documento).
A eleição da UNE é realizada de forma congressual, semelhante ao que ocorre em outras entidades como OAB, CUT e CNBB. As chapas se organizam em teses que são apresentadas, discutidas e eleitas na plenária final do Congresso, no último dia do encontro. Nesse momento são votadas as propostas consensuais, divergentes e, por fim, os estudantes elegem o novo presidente e a composição da diretoria.
Essa é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obteve na votação. Além dos delegados (estudantes eleitos nas universidades), podem participar do congresso observadores credenciados.

Movimento Bloco Na Rua
Durante o 14º Coneb (Conselho Nacional de Entidades de Base) da UNE, realizado em Recife, foi lançada a chapa Bloco na Rua, movimento que pretende eleger o maior número de delegados ao 53º Congresso da UNE e ocupar as ruas durante todo o processo de mobilização do Congresso, entre as pautas já definidas pela chapa, está a prioridade pela ampliação dos investimentos na educação (10% do PIB, 100% dos royalties e 50% do pré-sal) e a Reforma Universitária.

Como participar?
O processo de eleição dos delegados pode ser encaminhado por Diretórios Acadêmicos (DCE) ou por uma Comissão formada por dez estudantes. Os processos de eleições bem como as inscrições das Comissões terão início a partir do dia 18 de março de 2013.
A proporção de eleição de delegado é de um (regularmente matriculado na Instituição de Ensino Superior) para cada mil estudantes. Qualquer aluno devidamente inscrito junto à comissão responsável pela eleição pode se candidatar a delegado para representar sua universidade no Congresso da UNE.
Os 500 DCEs que participaram do CONEG e votaram as deliberações já estão regularizados para participar do processo eleitoral de delegados. Aqueles que ainda querem participar têm até o dia 17 de março (domingo), para enviar seus documentos (Ata de eleição e posse e Estatuto) para email: 53congresso.une@gmail.com

Serviço
Oque? 53º Congresso da UNE (CONUNE)
Quando?: 29 de maio a 02 de junho de 2013
Onde? Goiânia (GO)
Informações? 53congresso.une@gmail.com

Redação com UNE

terça-feira, 19 de março de 2013

UENH comemora 65 anos em jornada de lutas

A União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH), realizou hoje, 19, a Jornada de Lutas em defesa da destinação de 10% do PIB para a educação e por mais qualidade no transporte público municipal. A ação reuniu cerca de 1,5 mil estudantes e fez parte das comemorações dos 65 anos da entidade, completos em 14 de março. Na organização do ato, estiveram também entidades como o Diretório Central dos Estudantes da Feevale (DCE), o Sindicato dos Comerciários, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Para Tatiane Salazar, presidente da UENH, a manifestação é um marco na história da entidade: "Passamos boa parte de nossos 65 anos resistindo à políticas que sucateiam a educação, ao regime militar e à venda do patrimônio público. Porém agora estamos em um momento em que é possível sermos propositivos. Queremos a destinação de 100% dos royalties do petróleo, 50% do Fundo Social do Pré-Sal e 10% do PIB para a educação". A jovem acredita que estas ações podem solucionar algo que chama de "gargalo histórico" do desenvolvimento nacional: "É impossível tratar educação como prioridade se nossas principais riquezas não servem ao nosso povo. Não podemos permitir que o Pré-Sal seja utilizado como o Pau Brasil, a Cana de Açucar e o Minério, que representavam grandes riquezas mas não foram postas a serviço do desenvolvimento nacional", afirmou.

Já o presidente do Grêmio Estudantil Machado de Assis, João Alexandre da Cruz lembra que ainda é grande o número de evasões no ensino médio: "O valor da passagem tem grande responsabilidade com a evasão. Lutamos pela vinda do trem até Novo Hamburgo, agora queremos sua ampliação para as cidades vizinhas e sua integração com a universidade e as escolas. Cada vez mais conquistas é a nossa palavra de ordem", contou.

65 anos de uma das entidades mais tradicionais do Brasil

Foto: Gabriel Arnold
Fundada em 14 de março de 1948, a entidade que representa os estudantes da educação básica e profissional de Novo Hamburgo carrega a responsabilidade de ser uma das mais tradicionais do país. A UENH sempre teve uma atuação muito voltada para dentro de Novo Hamburgo, lutando pela ampliação da biblioteca pública municipal, por exemplo. Mas foi nos anos da ditadura militar que a entidade se engajou na luta contra a censura de peças teatrais e mais tarde entrou nas mobilizações das "Diretas, Já!". Conquistou nos anos 1980 o direito ao meio-passe estudantil no transporte da cidade e participou com força do Impeachment do presidente Fernando Collor. Nos anos 1990 foi a primeira entidade a pautar a ampliação do trem a Novo Hamburgo e em 2005 conquistou a lei da Meia Entrada Cultural e Esportiva municipal.

Em um debate sobre a história da entidade, realizado no dia 14, os estudantes receberam a presidente de 1999, Carla Santos que foi eleita no ano seguinte presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Carla dividiu suas experiências de movimento estudantil e demontrou-se bastante otimista com o futuro da entidade.


terça-feira, 12 de março de 2013

UJS Gaúcha convoca curso de formação e plenária

A União da Juventude Socialista do Rio Grande do Sul convoca para os dias 15, 16 e 17 de março o Curso de Formação e a Plenária Estadual da UJS. São convidados a participar integrantes das direções municipais e lideranças de nossas frentes de atuação. O credenciamento é R$50,00 por pessoa (R$30,00 para quem for apenas na Plenária), valor que cobrirá os custos de hospedagem, alimentação e transporte de Porto Alegre até Balneário Presidente, praia de Imbé que abrigará os eventos.

Confira a programação

Sexta 
13h30min - Saída do Ônibus de Porto Alegre
15h - Aula: Socialismo
18h - Aula: Economia

Sábado
9h - Aula: História do Brasil
14h - Início da Plenária: Conjuntura - Monique Lemos (Diretora de Organização da UJS Nacional) e Titi Alvarez (Presidenta estadual da UJS)
18h - Plenária: Congresso da UNE - Ana Lúcia Velho (Vice-Sul da UNE) e Álvaro Lottermann (Coord. Geral da UEE Livre)
22h - Festa

Domingo
9h - Desenvolvimento Nacional - Júlio Vellozo (Secretário Nacional de Juventude do PCdoB)
14h - Planejamento da UJS Gaúcha


Em breve será disponibilizado o polígrafo das aulas.