Vídeo em destaque

terça-feira, 30 de julho de 2013

UJS convoca plenária estadual


A União da Juventude Socialista do Rio Grande do Sul convoca a sua militância para a realização de sua plenária estadual, que acontecerá neste sábado (3) a partir das 9 horas, na Afocefe Sindicato. O objetivo é avaliar a atuação da entidade no primeiro semestre de 2013 e projetar a organização para o próximo período.

As grandes mobilizações que tomam conta das ruas do país podem trazer grandes conquistas e exigem grande atenção da militância da UJS. Por isso a plenária jogará papel estratégico.


Serviço
O que: Plenária Estadual da UJS
Quando: 03/08 a partir das 9h
Onde: Afocefe Sindicato (Rua das Andradas, 1234)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

UEE Livre lança nota sobre o passe estudantil


A União Estadual dos Estudantes (UEE Livre) do Rio Grande do Sul lançou na tarde desta segunda-feira (29) uma nota em que reafirma sua luta pelo passe livre no estado e chama os estudantes para fortalecer as mobilizações e ampliar o projeto apresentado pelo governador Tarso Genro.

Confira a nota:

As manifestações que ocuparam as cidades do país mostram que o Brasil se encontra nas ruas e que a luta do povo impulsiona mais uma vez nosso país para frente. O movimento social está vendo suas bandeiras históricas de lutas sendo conquistadas. E o movimento estudantil pode conquistar aqui no Rio Grande do Sul o passe livre intermunicipal, que há muito tempo lutamos por sua implementação.

Reconhecemos a iniciativa do governo em aprovar de imediato o projeto de passe livre intermunicipal, contudo entendemos que somente essa medida não contempla a necessidade real da maioria dos estudantes gaúchos. É necessário que haja uma relação de diálogo na perspectiva de que tenhamos um olhar mais aprofundado das reais necessidades, tanto dos estudantes quanto da juventude do Rio Grande do Sul.

Entendemos que o transporte público de qualidade é um objetivo da sociedade, e o direito ao passe livre estudantil não pode ser diferente. Precisamos ampliar e permitir que todas e todos os estudantes acessem este benefício, abrangendo estudantes de outras regiões do estado que também necessitam do serviço.

Precisamos avançar nas conquistas e continuar na luta pela efetivação também do passe livre municipal. As prefeituras devem ter responsabilidade com seus estudantes universitários e secundaristas, combatendo a evasão escolar do ensino médio e de estudantes bolsistas do ProUni, do FIES e cotistas.

Por isso, a UEE Livre - Dr. Juca reafirma o seu compromisso com a construção do Plano Estadual de Assistência Estudantil, fruto de um intenso diagnostico da necessidade das e dos estudantes do Rio Grande do Sul, através da luta dos recursos gaúchos de petróleo para a educação e na construção de universidades públicas gratuitas, de qualidade, democráticas e socialmente referenciadas.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

UJS repudia o machismo em movimentos populares



Em plenária nacional realizada  no último final de semana, a União da Juventude Socialista divulgou nota de repúdio aos atos machistas realizados por parcela dos integrantes que ocupavam a câmara de Porto Alegre. A entidade considera justa a causa de melhorias no transporte público e do Passe-Livre, mas ressalta que o machismo deve ser combatido em todos os espaços, inclusive nos movimentos populares.

Confira nota:

A União da Juventude Socialista repudia o ataque machista contra a deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB/RS), única mulher líder partidária no Congresso Nacional, realizada por alguns indivíduos durante a ocupação da câmara de vereadores de Porto Alegre, promovida pelo Bloco de Lutas.

Este ato de machismo é dirigido a todas as mulheres que lutam e ocupam espaços de poder e vai contra o sentimento das ruas, em que a juventude se mobiliza por avanços no cenário político nacional.

Devemos combater o machismo em todos os espaços, inclusive nos movimentos sociais e populares. É inadmissível reproduzirmos atitudes arcaicas e conservadoras dentro de uma luta tão justa e necessária: a melhoria do transporte público e o passe livre.

A UJS chama a todos os movimentos comprometidos com as causas da mulher a ir às ruas por mais direitos, contra o machismo e por mais mulheres nos espaços de poder.

Juquitiba - SP, 21 de julho de 2013.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Juventude e trabalhadores realizam paralisações e passeatas no Rio Grande do Sul

Foto: Lucas Bernardes/Barão Gaúcho

Cerca de 5 mil pessoas participaram nesta quinta (11) da passeata em Porto Alegre realizada pelas centrais sindicais em parceria com os movimentos sociais e a União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). O ato também contou com greves e ocupações, a estimativa é que, na capital, 70% do comércio tenha sido paralisado.

Mudanças no política econômica, realização de plebiscito sobre a reforma política e mais investimentos em saúde e educação eram parte da pauta de reivindicações. Os manifestantes realizaram um escracho público e derramaram esterco em frente ao Grupo RBS, momento em que protestaram pela democratização dos meios de comunicação.

Foto: Lucas Bernardes/Barão Gaúcho
Para o vice-presidente sul da União Nacional dos Estudantes, Álvaro Lottermann, o ato serviu para impulsionar as reformas necessárias para o Brasil: "Queremos a radicalização da democracia, através da reforma política que acabe com o financiamento privado de campanhas. Além disso, queremos a destinação de 10% do PIB para a educação pública", afirmou.

Segundo a coordenadora geral da União Estadual dos Estudantes (UEE-Livre), Ana Carolini, a aprovação do Passe-Livre para estudantes no transporte público é fundamental: "o projeto de Passe-Livre é uma conquista da juventude, estamos pressionando por sua aprovação e sua ampliação para o transporte municipal", informou.

Também ocorreram atos em cidades como Caxias, Novo Hamburgo, Rio Grande e Pelotas.


Redação

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Estatuto da Juventude é aprovado na câmara



Na noite desta terça (09), a juventude brasileira conquistou mais uma importante vitória. Desta vez, foi a aprovação do do Estatuto da Juventude no Senado. O texto do projeto de lei 4529/04 define princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para cidadãos de 15 a 29 anos de idade. 
Em trâmite desde 2004, o Estatuto da Juventude é de autoria da Comissão Especial de Políticas Públicas para a Juventude, e quem relatou foi a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), que também foi militante da UJS e da UNE, entidades que, ao lado da UBES e de diversos outros movimentos sociais, foram protagonistas nesta conquista, pois foi através de muita pressão exercida por essas entidades que hoje soma-se mais este triunfo à juventude brasileira.
Nas negociações feitas em Plenário, Manuela conseguiu manter a meia-passagem para estudantes. Com isso, fica garantido aos estudantes o direito a pagar meia tarifa nos ônibus interestaduais, independente da passagem. Ou seja, o jovem não tem direito apenas ao meio-passe estudantil, mas também para o acesso e à participação e integração em eventos, lazer da sua cidade. Porém, por haver discordâncias sobre a constitucionalidade, a meia passagem não se estende para o transporte intermunicipal.
O Senado havia proposto a concessão de duas vagas gratuitas para jovens de baixa renda e duas vagas com desconto de 50%, se as gratuitas fossem ocupadas. “O Senado restringiu o meio passe para quatro lugares, dois livres e dois para carentes. Nós estamos devolvendo o meio passe para todos os estudantes, porque a conjuntura política mudou. Porque hoje nós hoje temos mais deputados que concordam que, depois das grandes passeatas, os estudantes têm direito, sim, ao meio passe e não a lugares restritos como o Estatuto do Idoso garante”, disse a relatora.
Manuela D’Ávila também manteve o artigo do texto da Câmara sobre o ensino para alunos com deficiência, segundo o qual é dever do Estado assegurar a esse jovem o atendimento educacional especializado gratuito, preferencialmente, na rede regular de ensino.

Meia-entrada
Outro ponto disciplinado pelo projeto, a meia-entrada de estudante, também tem inovações. Além dos estudantes, terão direito a ela os jovens pertencentes a famílias de baixa renda com até 29 anos.
O texto considera famílias de baixa renda aquelas com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritas no cadastro único do governo federal.
Em todos os casos, a meia-entrada ficará limitada a 40% dos ingressos disponíveis, conforme prevê o Projeto de Lei 4571/08, do Senado, incorporado parcialmente ao substitutivo do estatuto.
Esse projeto foi aprovado no dia 24 de abril, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, mas depende de recurso que pede sua análise pelo Plenário da Casa.
Segundo a relatora, o acordo para aprovar o Estatuto da Juventude envolveu a votação do PL 4571 pelo Plenário na próxima semana.
Emissão de carteirinha
O Estatuto da Juventude também disciplina a emissão da carteirinha estudantil, assim como o PL 4571/08. Somente os estudantes matriculados no ensino regular, especial, profissional, e de jovens e adultos poderão ter acesso à carteirinha que dará direito à meia-entrada. Cursos de idioma, por exemplo, estão excluídos.
Como já previsto nas leis que regulam a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, a meia-entrada não valerá nesses eventos.
Foi retirada do texto a exigência de selo de segurança personalizado para as carteirinhas.
Bebidas
Permanece no substitutivo a proibição de propagandas de bebidas com qualquer teor alcoólico com a participação de jovem menor de 18 anos.
Esse tópico faz parte dos direitos de atenção à saúde, cuja política deverá ter como uma das diretrizes a garantia de inclusão do tema no currículo escolar, além da questão do uso de drogas. A inovação nesse quesito é a inclusão do tabaco.
O texto do Senado exclui, entretanto, o planejamento familiar e as doenças sexualmente transmissíveis dentre os assuntos a serem tratados.
Os professores deverão conversar também com os alunos sobre o impacto da gravidez, seja planejada ou não.
Tanto nos projetos pedagógicos quanto na capacitação de profissionais de saúde e de professores, o uso de álcool, tabaco e drogas precisa ser abordado.
Profissão e renda
Para estimular a profissionalização, o substitutivo aprovado prevê que o Poder Público realize ações voltadas ao preparo para o mercado de trabalho. Deverá ser dada prioridade a programas de primeiro emprego e à introdução da aprendizagem na administração pública direta.
Uma das medidas constantes do texto da Câmara e retirada pelo substitutivo aprovado é a que previa a criação de uma linha de crédito especial para jovens empreendedores.
Sistemas nacionais
Com o objetivo de articular as diversas políticas de municípios, estados e União direcionadas aos jovens, o substitutivo cria o Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve), coordenado pelo governo federal, e do qual participarão todos os governos.
Planos nacional, estaduais e municipais de juventude deverão ser elaborados. Para cumprir os objetivos das políticas públicas para a juventude, os municípios poderão se unir em consórcios.
Conselhos
A exemplo dos conselhos da criança e do adolescente, os governos deverão criar conselhos de juventude para colaborar na formulação das políticas públicas.
Entre as atribuições do conselho de juventude estão a de notificar o Ministério Público sobre infração administrativa ou penal contra os direitos do jovem garantidos na legislação.
Fonte: UJS

Direção do DCE UPF toma posse


A chapa "Transformando sonhos em realidade" eleita com mais de 3 mil votos, tomou posse no último dia 6 para a gestão 2013/2015 do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Passo Fundo (DCE UPF). Cerimônia realizada na Associação dos Professores da universidade contou com a presença do reitor José Carlos Carles de Souza, além do vice-presidente sul da União Nacional dos Estudantes (UNE), Álvaro Lottermann e da coordenadora geral da União Estadual dos Estudantes (UEE Livre), Ana Carolini.

Para o presidente empossado, Matheus Freitas, a gestão dará prosseguimento ao trabalho do DCE: "Lutaremos por melhor infraestrutura e mobilidade para os campus e por um plano de assistência estudantil", afirmou Freitas.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Congresso da UEE Livre define pauta das mobilizações


Debate sobre universidades públicas

O terceiro Congresso da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE Livre), realizado no último sábado (29), reuniu dezenas de estudantes de todo o estado e aprovou as pautas de mobilização do movimento estudantil para o próximo período, além de eleger a sua nova diretoria.

Com 60% dos votos, a chapa 2 elegeu dois dos três coordenadores gerais da entidade. As resoluções aprovadas contemplam temas relacionados à conjuntura, educação e movimento estudantil. Além disso, foi aprovada a carta "Mostra a tua cara" que convoca os estudantes gaúchos para manifestações por mais investimentos na educação pública. 

O documento aprovado faz um balanço do cenário político brasileiro e conclui: "Os avanços conquistados até o presente momento são fruto da pressão das vozes das ruas. É assim que seguiremos: não arredaremos o pé das ruas até que conquistemos mais vitórias e direitos para o conjunto da juventude e do povo brasileiro. Nos últimos dias, o governador Tarso Genro anunciou o passe livre para estudantes no transporte intermunicipal, como grande conquista da juventude e dos movimentos sociais. Pautaremos a sua aprovação e implementação".


Manuela D´Ávila: Reformar a política


Diante da grande onda de manifestações populares, os partidos no Congresso Nacional devem se unir e apoiar a consulta popular sobre reforma política sugerida pela presidente Dilma Rousseff. Os parlamentares devem ouvir a população por meio de plebiscito. As perguntas devem girar em torno daquilo que é central: o financiamento das campanhas eleitorais e o sistema de voto.
Esse processo deve ser deflagrado pelo Congresso, sendo feito o mais rapidamente possível. As manifestações de rua merecem respostas efetivas, e as pessoas não aceitarão uma solução pronta, sem debate prévio.
Então, devemos nos perguntar, após 25 anos da Constituição Cidadã, qual é o problema central da política representativa brasileira? Sem dúvida, o financiamento. O PCdoB sempre defendeu o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais.
O dinheiro que financia as candidaturas numa disputa eleitoral deve ser público e exclusivo. A sociedade será a principal beneficiada com essa iniciativa, visto que haverá maior transparência nos pleitos. Primeiro, porque proporcionará maior igualdade de condições entre os candidatos, garantindo a escolha de quem está mais preparado. Isso reduz o abuso do poder econômico, situação que prejudica o processo como um todo nos municípios, nos estados e no país.
Quase diariamente a imprensa publica reportagens sobre casos desse tipo, o que reforça o descrédito de muitos em relação à política e diminui a credibilidade de nossas instituições. Mudar a forma de financiar campanhas, portanto, é a saída para reduzir a corrupção no Brasil. Diga-se de passagem, tema presente em muitas das manifestações populares atuais.
Se não dá para aprovar todas as medidas necessárias, então temos de enfrentar o mais importante: o financiamento público e exclusivo é a peça-chave para superar os desafios que ainda permanecem e melhorar a imagem da política e dos políticos nacionalmente.
Há bastante tempo, a bancada do PCdoB na Câmara faz um grande esforço para construir a reforma política. As pessoas vão às ruas questionar o sistema político porque ele possui, sim, falhas estruturais, e elas precisam ser superadas.
O plebiscito será o caminho para definirmos uma solução em conjunto com a população, que realmente reestruture a política brasileira. A consulta garantirá legitimidade ao processo. Vivemos um momento único. Não podemos perder a oportunidade de melhorar o Brasil.
Por: Manuela D’Ávila – líder do PCdoB na Câmara dos Deputados

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Manuela é indicada para Prêmio Congresso em Foco 2013

Foto: Richard Silva
Pelo quinto ano consecutivo, a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) concorre ao Prêmio Congresso em Foco que premia os melhores parlamentares do Congresso. A indicação para 2013 foi divulgada nesta segunda-feira (1 de julho).
Em 2013, a líder do PCdoB na Câmara dos Deputados está entre as mais votadas por jornalistas como melhor deputada do ano. Ela também é destaque pelo segundo ano na categoria Parlamentar de Futuro que premia a atuação dos deputados com até 45 anos.
No Congresso em Foco, Manuela foi considerada a melhor deputada pelos internautas em 2009. Por duas vezes (2010 e 2012), ficou entre os 10 parlamentares que melhor representam a população na Câmara dos Deputados em votação de jornalistas, ratificada pelos internautas.
Todos os parlamentares já escolhidos como melhor deputado receberão o Prêmio Congresso em Foco 2013, juntamente com mais um nome, que será escolhido pela internet, em votação que será realizada entre 9 de julho e 9 de setembro. Os três mais votados receberão troféus. Quem ficar entre o quarto e o décimo lugar receberá placas. Para os demais, serão entregues certificados, em evento no Unique Palace, em Brasília, no dia 26 de setembro.
Na categoria Parlamentar de Futuro, Manuela disputa o troféu com outros três parlamentares, além de um quinto nome a ser escolhido pelos internautas. O mais votado na internet na eleição entre os dias 9 de julho e 9 de setembro ganhará o prêmio.
Fique atento e participe da votação que começa em 9 de julho.


Mais informações em http://congressoemfoco.uol.com.br/.



Unir a juventude que trabalha e estuda ao movimento sindical


Mais de 70 jovens trabalhadores e trabalhadoras de nove estados do país reuniram-se em Belo Horizonte/MG no 2º Encontro Nacional da Juventude Trabalhadora da CTB. O Encontro, que teve como lema "Unir a Juventude que trabalha e estuda a luta sindical", definiu o novo Coletivo Nacional de Juventude Trabalhadora e redigiu uma carta dos jovens trabalhadores que define os principais desafios para os jovens trabalhadores na atual quadra.

Os  membros do Coletivo Nacional de Juventude da CTB, composto por homens e mulheres do campo e da cidade, de diversos ramos e de estados de quatro regiões do País, terão a função de organizar as questões relacionadas a juventude e trabalho pela Central no próximo período. São eles: Vitor Espinoza (CTB-RS), Igor Pereira (CTB-RS), Juliana Matias (CTB Minas), Wallace Melo (Sinpro-PE), Alfredo Santiago (CTB-BA), Rose Santos (Sindicato dos Bancários de Sergipe), Maria Alves (Fetaemg), Dorenice Flor (Contag), Renato Pires (CTB-MS), Robson Porto (Sindicato dos Metalúrgicos de Betim - MG), Wellington Guilherme (Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna - SP), Luciane Severo (Sindicato dos Sapateiros Campo Bom - RS) e Kleiton Alder (Sindicato dos Metalúrgicos da Camaçari - BA).

Para o secretário nacional de Juventude da CTB, Paulo Vinícius, “O Coletivo Nacional que sai deste encontro é muito representativo, composto por entidades fortes de grandes ramos e de estados onde a CTB está organizada. Não é pouca coisa conseguir o compromisso destas entidades com a luta sindical nacional da juventude da CTB. Damos um salto e nos armamos para, na próxima gestão da CTB e da Secretaria da Juventude, poder realizar um trabalho mais coletivo, mais organizado e mais forte, dialogando com as preocupações da juventude e do Brasil”, avalia. 

Leia a íntegra da Carta da Juventude da CTB



Unir a Juventude que trabalha e estuda na luta sindical


A luta dos trabalhadores e trabalhadoras e da juventude nunca dormiu. Em 2013, o povo na rua nas maiores marchas desde o Fora Collor dá uma outra força para avançar nas mudanças e mudar a fase do projeto iniciado com a vitória de Lula em 2003. Queremos mais direitos e desenvolvimento. E precisamos lutar por isso, pois a crise mundial do capitalismo só tem a oferecer miséria, precarização do trabalho, guerras e degradação do meio ambiente. No Brasil, a direita neoliberal liderada pela mídia golpista fará de tudo para interromper o ciclo de vitórias conquistado pela juventude e os trabalhadores.


A juventude quer seu lugar no Projeto Nacional de Desenvolvimento

Expressando a liberdade nas ruas e nas redes, a juventude quer seu lugar no Projeto Nacional de Desenvolvimento. As marchas expressam a luta pela mobilidade urbana e o direito a cidade, melhores serviços na área da saúde e educação, profunda transformação na política, que mesmo com os avanços que tivemos, ainda não representa o povo. Contra essa mobilização haverá a resistência e as manipulações das velhas elites. É preciso evidenciar que a mobilidade urbana, os serviços de saúde e educação não vão melhorar enquanto os gastos com banqueiros e especuladores tomar quase metade do orçamento do Brasil, inviabilizando o desenvolvimento e o lugar da juventude. 

A origem da corrupção é o peso do dinheiro na eleição dos representantes. Basta de eleger somente quem os banqueiros, os latifundiários, e empresários financiam. Queremos o lugar das mulheres, da juventude, dos negros, da classe trabalhadora. Política não é mercadoria. Reforma política já, com financiamento público e exclusivo de campanha. 

A mídia continuará tentando manipular o povo e criminalizar os movimentos sociais enquanto houver o monopólio dos meios de comunicação. A juventude e os trabalhadores(as) estão nas ruas para expressar a liberdade que não encontram na telinha e nos jornalões. É preciso uma nova lei que desconcentre os meios de comunicação garantindo liberdade, pluralidade e diversidade. Por uma nova lei da mídia democrática já! 

Posicionar a juventude trabalhadora nas lutas 

Nesse cenário a juventude da CTB realiza em Belo Horizonte o seu 2º Encontro Nacional. Depende de nós o desafio de incorporar a energia transformadora da juventude que trabalha, e que trabalha e estuda, ao movimento dos trabalhadores e trabalhadoras. Somos mais de 60% da população economicamente ativa, sofremos na pele a dificuldade de conciliar trabalho e estudo, a precarização do trabalho, o desemprego. Lutamos por um Brasil desenvolvido no campo e na cidade, que respeite nossa voz, sem preconceitos por nossa idade, orientação sexual, cor da nossa pele, convicções políticas. Queremos mais direitos, e só com união da classe trabalhadora em luta que conseguiremos vitórias. 

Para isso, a juventude da CTB dialoga com o 3º Congresso dessa vitoriosa central que já reúne cerca de 10% o sindicalismo em apenas 5 anos. Estamos convencidos da importância de nosso diálogo com a juventude trabalhadora a serviço de nossa central.  O povo unido jamais será vencido, e acreditamos muito na união dos jovens trabalhadores, estudantes e mulheres para impulsionar o fortalecimento da luta dos trabalhadores. Com esse bloco podemos acelerar as mudanças, botar o pé no acelerador e trocar de marcha. 


É preciso traçar alguns pontos para organizar esse time da juventude trabalhadora da CTB:
 
- 40 horas semanais já! Fim do fator previdenciário;
- Nenhuma direção da CTB ou sindicato da CTB sem secretaria da juventude! Queremos oportunidade de contribuir para as decisões da luta dos trabalhadores(as);
- Garantir na previsão orçamentária da CTB orçamento próprio da Secretaria de Juventude para as ações e atividades desta;
- Intensificar a luta pela educação. 10% do PIB para educação de qualidade, com creches para o povo, educação pública para a cidadania e o mundo do trabalho em todos os níveis no campo e na cidade com valorização dos trabalhadores da educação;
- Lutar por oportunidades de permanência da juventude no campo, garantindo a sucessão rural, fortalecendo a educação do campo;
- Lutar por reforma agrária garantindo assentamento dos jovens trabalhadores (as) rurais;
- Lutar pelo empoderamento das mulheres em todos os espaços, com equidade salarial de gênero;
- Fora Feliciano! Contra a homofobia;
- Levar o debate do estágio e ingresso no mundo do trabalho para as entidades representativas dos estudantes (grêmios, partidos e movimentos estudantis);
- Fortalecer o relacionamento da juventude da CTB com as centrais da América do Sul e em especial do cone sul Venezuela e Cuba;
- Criar condições para a conciliação do trabalho e estudo;
- Combater o assédio moral e sexual;
- Apoiar o projeto de lei de iniciativa popular que regulamente e democratize a mídia;
- Ampliar e melhorar a comunicação dos nossos sindicatos, aumentando a produção e divulgação de materiais em áudio e vídeo, disponibilizando o compartilhamento desses arquivos na internet;
- Mais transparência no sistema “S” contemplando: inclusão da formação voltada á agricultura de pequena e média escala e a ao empreendedorismo rural;
- Participar dos encontros de estudantes técnicos com campo e cidade;
- Lutar para garantir a qualidade do ambiente de trabalho, e combater a exploração da mão de obra juvenil cobrando que o Ministério do Trabalho tenha uma posição em defesa dos trabalhadores(as);
- Realizar festivais da juventude do campo e da cidade;
- Realizar reuniões do Coletivo Nacional para o ano com a CTB;
- Ampliar a organização da Juventude da CTB nos ramos onde estamos mais organizados;
- Criar uma escola nacional da CTB com garantia de participação dos jovens.
 

A juventude trabalhadora do campo e da cidade protagonista das mudanças que o Brasil necessita, fortalecendo as ações da juventude brasileira com as nossas bandeiras.